Garça adere à Campanha Nacional de Conscientização do Retinoblastoma
A Saúde de Garça (distante 32 quilômetros de Marília) aderiu à Campanha Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, com data fixada em 18 de novembro. A doença é a mesma que ganhou repercussão após o jornalista Tiago Leifert informar que a filha foi diagnosticada com um tumor e iniciar a promoção da campanha ‘De olho nos olhinhos’.
O retinoblastoma é um tipo de câncer originário das células da retina, que é a parte do olho responsável pela visão, podendo afetar um ou ambos os olhos. É o mais comum tumor maligno intraocular da infância e geralmente ocorre antes dos 5 anos de idade. Pode ocorrer de forma esporádica (70-75% dos casos) ou hereditária (25-30% dos casos).
De acordo com a Prefeitura de Garça, os casos podem ser diagnosticados por médicos experientes por meio de exame do fundo de olho, com a pupila dilatada.
Todos os pacientes devem passar por estudo de aconselhamento genético para identificação de casos que são hereditários.
Se outras pessoas da família já tiveram o tumor, as crianças devem ser examinadas por um oftalmologista experiente desde a hora do nascimento, e durante os primeiros anos de vida, para que o diagnóstico seja o mais precoce possível.
SINTOMAS
A principal manifestação é um reflexo brilhante no olho doente, parecido com o brilho que apresentam os olhos de um gato quando iluminados à noite. As crianças podem ainda ficar estrábicas, apresentar dor e inchaço nos olhos ou perder a visão.
TRATAMENTO
Os tumores pequenos podem ser tratados com métodos especiais, que permitem que a criança continue a enxergar. Nos casos mais avançados, o olho pode precisar ser retirado e a criança pode precisar de quimioterapia e/ou radioterapia.
Após o tratamento, o procedimento é essencialmente clínico, incluindo exame oftalmológico do fundo de olho do olho.
O aconselhamento genético é fundamental para ajudar os pais na compreensão das consequências genéticas de cada forma do retinoblastoma e para estimativa do risco nos seus familiares.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!