Gangue de adolescentes preparava roubo ao pátio do Detran
Seis adolescentes, com idades entre 12 e 15 anos, foram contidos pela Polícia Militar na madrugada desta sexta-feira (10) depois de articularem um plano para roubar bicicletas motorizadas no pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na zona norte da cidade. Um simulacro de arma de fogo, ferramentas, faca, barra de ferro e combustível foram apreendidos.
De acordo com informações da Polícia Militar, os menores caminhavam juntos pela avenida Benedito Alves Delfino por volta da meia-noite, quando foram abordados durante patrulhamento.
Chamou a atenção dos PMs que alguns deles já estavam com o rosto coberto com camisetas. Quando perceberam a presença da viatura, os jovens ficaram nervosos e tentaram se dispersar, mas foram impedidos pelos policiais.
Durante a revista pessoal, os PMs encontraram com um garoto de 15 anos um simulacro de arma de fogo, uma faca e um alicate. Na mochila de outro jovem, de apenas 12 anos, havia diversas chaves, uma barra de ferro, mais alicates e chaves de fenda.
Já na mochila de um terceiro adolescente, com 13 anos, havia uma faca e um galão de gasolina. Questionados sobre os objetos, os menores confessaram, segundo a PM, que pretendiam entrar no pátio do Detran para furtar bicicletas motorizadas.
Eles afirmaram que, se necessário, pretendiam render funcionários para conseguir os veículos. Os jovens ainda disseram ter visto notícias na internet sobre outras pessoas que tentaram e conseguiram levar bicicletas do local.
Diante da situação, os adolescentes foram encaminhados ao plantão da Polícia Civil e os responsáveis acionados pelo delegado responsável.
Tudo foi apreendido e os jovens liberados, após elaboração de Termo Compromisso de Responsabilidade, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Considerando que o ato infracional não chegou a ser praticado com grave ameaça ou violência, a Polícia Civil optou por não registrar o caso como crime.
PRECEDENTE
Em janeiro deste ano, o pátio do Detran foi invadido e furtado. Do local, foram levadas 36 bicicletas motorizadas.
Na ocasião, um adolescente de 16 anos teria confessado o crime, que teria sido cometido na companhia de outros menores.
DENUNCIE
Denúncias são fundamentais para evitar ações criminosas. Informações sobre suspeitos podem ser levadas à polícia, mesmo de forma anônima.
São vários canais, como o 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) ou central de denúncias 188 da Secretaria de Segurança Pública. É possível encaminhar denúncias também por meio do site www.webdenuncia.sp.gov.br.