Gacch recebe casa de apoio para crianças com câncer
A Santa Casa de Misericórdia de Marília, o Instituto Ronald McDonald e o Tauste Ação Social realizam, no dia 14 de julho, o evento de entrega das chaves da Casa de Apoio que será utilizada pelo Gacch (Grupo de Apoio a Criança com Câncer e Hemopatias).
A construção de uma casa (foto ao lado) com espaço adequado para receber crianças e adolescentes com câncer de Marília e região foi realizada com a arrecadação das campanhas do McDia Feliz de 2012 e 2013, um total de R$ 262.861,80, e complementada pela rede de supermercados.
Para o provedor do hospital, Milton Tédde, a expectativa para a entrega das chaves é grande. “Ver essa casa concluída e disponível para essa finalidade tão especial nos enche de alegria. Ficamos felizes também por conhecer a força da união da comunidade. Quando nos unimos para uma causa e colocamos o coração naquilo que fazemos, o resultado é espetacular”, comemora Tédde.
O franqueado local da rede de restaurantes, Everaldo Martins, também comemorou a conquista. Ele destacou que o McDia Feliz é mais que um dia de muito trabalho e movimento nas lojas, visando atender a grande demanda pelo Big Mac. Para ele, o último sábado de agosto é um dia de celebração da vida. “Fazemos com amor porque a cidade entende a proposta da campanha e responde de forma muito positiva. É gratificante”.
Guilherme Cunha, coordenador do Tauste Ação Social, afirma que a complementação realizada pela organização social da rede de supermercados foi feita em virtude da confiança em três grandes referências em servir: a Santa Casa de Marília, o Gacch e o Instituto Ronald McDonald. “O trabalho feito por essas entidades nos dá a segurança de que o investimento feito é de forma integral, um investimento social, no bem-estar coletivo e na saúde das crianças e adolescentes que mais precisam”.
A casa localizada na Rua Júlio de Mesquita (ao lado do antigo Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal) foi edificada pela construtora Ravenna. A responsabilidade técnica é do engenheiro Marcos Stroppa e o projeto arquitetônico da arquiteta Gisele Furquini Gomes Mota, ambos profissionais da Santa Casa de Marília. Todos os demais projetos estruturais foram doados, inclusive os de elétrica e hidráulica, pela Levorato & Guerino.
O espaço conta com 275,4 m² de área construída (além de 44,38 m² de telheiro), distribuídos entre hall de entrada, administração, bazar, sala de artesanato, lavabo, cozinha industrial, cozinha comum, despensa, área de serviço, depósito, espaço lúdico, sala de estar, sala de jantar e quatro dormitórios com banheiros exclusivos.
O projeto contempla sistema de captação de energia solar para aquecimento de água, banheiros adaptados e uso de barras de apoio em inox nos banheiros, conforme normas vigentes. A presidente do Gacch, a médica hematologista Doralice Marvule Tan, destaca que a nova casa ampliará a qualidade na assistência oferecida pela entidade. “É um espaço mais adequado, planejado de acordo com as necessidades das famílias atendidas. Além disso, teremos uma redução de custo”, destaca.
Fundado em 2003, o Gacch assiste a crianças e adolescentes de Marília e região com câncer e hemopatias como hemofilia, anemia falciforme e talassemia em tratamento no Hemocentro e na Santa Casa de Marília. O atendimento também envolve a família com serviços que incluem alimentação, oficinas de artesanato, cursos ministrados por voluntários e atenção psicossocial. Atualmente, cerca de 50 pacientes e familiares são beneficiados. Informações sobre doações e voluntariado podem ser obtidas pelo telefone 3422-4111.