MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Colunas
ter. 14 mar. 2023

O amor é azulzinho

por Gabriel Tedde

Casa de show Blue Note em São Paulo, com iluminação toda em azul (Foto: Gabriel Tedde)

O azul é uma das cores mais fascinantes e intrigantes que existem. Pode representar muitas coisas diferentes, dependendo do contexto em que é usada. Há algo no azul que sempre me fascinou. Talvez seja a maneira como ele pode ser, ao mesmo tempo, calmo e vibrante, uma cor que pode transmitir tantas emoções diferentes.

Ainda passo um bom tempo olhando o céu azul, imaginando mundos distantes e histórias incríveis. As vezes ele me convida para um universo de possibilidades, um mundo onde tudo é possível e nada proibido.

Recentemente li uma matéria muito interessante sobre o azul, que inclusive me motivou a escrever esse texto. Mesmo parecendo estranho, em algum momento da história a cor azul não parecia existir. Pesquisando alguns dos textos mais antigos da humanidade, como a Odisseia e a Ilíada, escritos chineses e hebreus, não há referências a essa coloração.

Um filósofo e linguista chamado Lazarus Geiger resolveu investigar quando a palavra “azul” começou a aparecer em diferentes idiomas. Em textos antigos das línguas pesquisadas, ele descobriu que primeiro surgiram palavras para descrever as cores preta e branca (ou escuro e claro). Depois, começava a surgir a palavra “vermelho”, a cor do sangue.

Depois do vermelho, historicamente, o amarelo aparece e, posteriormente, o verde. A última dessas cores a aparecer em todos os idiomas é o azul. A única cultura antiga a desenvolver uma palavra para o azul foi a egípcia. Curiosamente, eles também eram o único povo da antiguidade que sabia produzir corantes azuis.

O mais interessante disso é que um grupo de cientistas realizou um experimento com uma tribo da Namíbia que também não possui a palavra “azul” em sua linguagem. Colocaram diante de seus membros 11 quadrados verdes e um azul e, para a surpresa dos especialistas, eles não conseguiram saber qual peça não se encaixava no padrão. Ou seja, eles não eram capazes de diferenciar o verde do azul.

Quando não existe uma palavra para descrição, tudo se torna muito mais difícil. Embora os olhos dos participantes estivessem vendo fisicamente os blocos da mesma maneira que as pessoas familiarizadas com o conceito de azul enxergam a cor, essa percepção era alterada pela falta de um termo que a definisse.

Azul de vez em quando é assim mesmo. Azul a gente só sente. Tudo azul com você? Ou anda sentindo o blues?  Azul é miragem líquida, uma mistura única de serenidade e mistério que nos envolve em suas nuances.

Azul é uma definição em si mesmo, tipo saudade. É o tom da saudade, do céu vasto e infinito, que nos acolhe em seu abraço azulado e nos leva para longe, em pensamentos e sonhos. É o tom da calma, da paz que nos tranquiliza a alma.

A cor azul é a paleta da vida, a representação do infinito, um tom poético que nos inspira e nos convida a explorar os nossos próprios limites. Em cada matiz de azul, podemos encontrar um universo inteiro de sensações e emoções, um mar de sentimentos que nos envolvem e nos levam para o conhecido ou desconhecido.

O azul pode ser muitas coisas, mas uma é certa: é uma cor que sempre nos surpreende. Azul é o simbolismo de sofisticação humana. Quanto mais pensamos, mais o Deus do azul nos ilumina. Seja em um céu claro de verão ou em uma pintura impressionante, o azul tem o poder de nos envolver. Como diria Gilberto Gil em Índigo Blue, ‘desde a serra da barriga, até as grutas do coração’. Afinal, o amor é azulzinho 💙

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem em situação de rua, que recebia ajuda, trai a confiança, assalta e agride benfeitor
  • 2
    Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região
  • 3
    Réu por assassinato em praça pública terá perícia sobre saúde mental e uso de drogas
  • 4
    Mototaxista é preso por tráfico de drogas durante abordagem na João Ramalho

Escolhas do editor

PODER LEGISLATIVO
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetosCâmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
ANÁLISE
Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motosAcesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos
Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos
EFEITO IMEDIATO
Prefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da CâmaraPrefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da Câmara
Prefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da Câmara
CRUZÁLIA
Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na regiãoAcidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região
Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região

Últimas notícias

SUS realiza mutirão com mais de 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
Idosa de 74 anos perde R$ 116 mil em golpe e revela ‘estelionato emocional’
Hugo Motta defende servidora alvo da PF em investigação sobre emendas

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie