Fundação Shunji Nishimura e Fatec Pompeia inauguram laboratórios de referência
A Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT) e a Faculdade de Tecnologia de Pompeia ‘Shunji Nishimura’ inauguraram, neste mês, o Laboratório de Tecnologias em Agricultura de Precisão e o Espaço Maker de Criatividade e Tecnologia.
Os novos ambientes foram instalados em parceria entre a FSNT, a Fatec Pompeia, o Centro Paula Souza e grandes empresas de tecnologia do agronegócio – Grupo Jacto, John Deere, Orion, Solinftec, Topcon e Trimble.
Referências na América Latina, os cursos de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão e Tecnologia em Big Data no Agronegócio passam a oferecer aos seus alunos equipamentos instalados pelas empresas parceiras tanto em aulas práticas como em pesquisa com tecnologias em uso no mercado.
Foram investidos mais de R$ 2.000.000,00 em máquinas, equipamentos e estrutura dos laboratórios. Atualmente, a Fatec Pompeia mantém a maior estrutura tecnológica para ensino e pesquisa na área da agricultura de precisão no país.
O presidente do Conselho Curador da FSNT, Franklim Shunjiro Nishimura, afirmou que os novos laboratórios são a concretização do propósito educacional da Fundação em trazer grandes empresas nacionais e multinacionais para fazerem parte do processo de ensino-aprendizagem, aproximando os alunos do universo tecnológico do mercado de trabalho.
“Trouxemos tecnologia de ponta, diminuindo o gap entre o mundo acadêmico e o profissional. Isso gera um impacto tremendamente positivo e acelera a transferência de conhecimento, inovação e tecnologia. Nos sentimos muito realizados”, afirmou.
O superintendente executivo da FSNT, Prof. Dr. Elvis Fusco, lembra que a integração entre instituições de ensino, empresas e poder púbico já faz parte da cultura da Família Nishimura e da Fundação desde a sua concepção.
“Ninguém cresce sozinho. Esse é um dos nossos valores que o senhor Shunji Nishimura sempre utilizou para representar o Grupo Jacto e a Fundação. Sabemos que podemos contribuir muito mais para a formação integral dos alunos, congregando esforços com empresas, outras universidades, poder público e entidades da sociedade civil. Nesse sentido, esses laboratórios inaugurados na Fatec Pompeia são a concretização da aplicação do conceito de ecossistemas de inovação na educação”, destacou.
A diretora da Fatec Pompeia, Profa. Dra. Marisa Silveira Almeida Renaud Faulin, apontou a importância dos novos laboratórios à formação acadêmica dos alunos. “Acreditamos que esses novos espaços levarão a Fatec Shunji Nishimura a um novo patamar, possibilitando o uso dessas tecnologias em várias disciplinas dos nossos dois cursos. Assim como o Laboratório de Tecnologias em Agricultura de Precisão, o Espaço Maker abrirá novos caminhos, instigando a criatividade, colaboração e condução de vários projetos por nossos alunos”.
“A ideia é que o aluno aprenda o conceito e aplique nos equipamentos o que cada empresa oferece hoje: correções de GNSS, piloto automático e aplicações localizadas”, explicou o coordenador do laboratório, Prof. Dr. José Vitor Salvi.
O Prof. Dr. Luiz Hilário Tobler Garcia, coordenador do curso de Big Data, explica que no Espaço Maker, os alunos desenvolvem protótipos para validar ideias criativas a partir do conhecimento aprendido na sala de aula, nos laboratórios e em ambientes externos, com apoio de ferramentas e dispositivos de robótica, Internet das Coisas e Inteligência Artificial.
Além de estudos e pesquisas, o Laboratório de Tecnologias em Agricultura de Precisão e o Espaço Maker proporcionam aos alunos oportunidades de estágio e monitorias que agregam mais experiência neste novo ambiente acadêmico.
“Tem sido especial para minha formação agregar mais essa prática aos conhecimentos que já tenho”, afirmou Evelin Fernandes. Aluna do último semestre do MAP, ela está em seu segundo estágio pelo Grupo Jacto.
Formada em Engenharia Agronômica, Tainá Lima Carvalho diz não ter encontrado no bacharelado o que encontrou no MAP da Fatec Pompeia. “É um curso que agrega muito valor e experiência com as empresas instaladas na instituição”, explica.