Fundação Casa: Oito já foram recapturados, diz PM
A Polícia Militar recapturou até a manhã desta quinta-feira (6) oito dos dezoito adolescentes e jovens que haviam fugido da Fundação Casa de Marília durante rebelião que ocorreu na noite de terça-feira (4), às margens da rodovia SP-333, na saída para Assis.
Ainda estão sendo procurados os outros dez que seguem foragidos. A reportagem do Marília Notícia apurou que parte do efetivo da PM faz buscas na Zona Sul, onde surgiram denúncias sobre a presença dos internos fugitivos.
Parte dos jovens infratores que foram localizados estavam na Zona Rural do município com o apoio do helicóptero águia.
A rebelião, segundo a versão oficial, começou enquanto era realizado um culto. Ao todo, nove pessoas foram feitas reféns – religiosos e agentes socioeducativos.
O motim culminou no assassinato de um agente que trabalhava no local. Francisco Carlos Calixto, de 51 anos, foi assassinado com um cabo de vassoura enfiado em sua garganta. Outros funcionários ficaram feridos.
Quatro menores e um maior de idade que teriam participado da morte do agente foram encaminhados até a Central de Polícia Judiciária ainda na quarta-feira (5). Na Fundação Casa a pena pode ir até os 21 anos.
O maior foi identificado como Cleberson William Veloso de 18 anos. Porém, o autor do golpe fatal teria 17 e assumiu a barbárie. Eles foram indiciados por homicídio qualificado e tentativa de homicídio.
A assessoria de imprensa da Fundação Casa divulgou uma nota oficial sobre o caso: “A Corregedoria Geral da Fundação Casa vai instaurar uma sindicância para apurar a morte do funcionário na Casa Marília e a fuga de 18 adolescentes da mesma unidade. A Fundação Casa lamenta profundamente a morte do funcionário e trará toda a assistência aos familiares do servidor”, diz a nota.
A rebelião terminou depois de três horas de negociação, sem a necessidade de uma intervenção da Tropa de Choque.
Ainda segundo a polícia, o agente foi morto justamente no dia em que fazia aniversário, para desespero da família.
A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Fundação Casa nesta manhã para confirmar as informações sobre os capturados e a destinação deles, mas ainda não houve retorno.
Leia mais sobre o caso. Clique aqui.
Veja abaixo as imagens cedidas pelo Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PM.