Saúde faz 2º dia de manifestação na Prefeitura
Funcionários em greve que atuam na área da Saúde em Marília, por meio de convênio entre Prefeitura e maternidade Gota de Leite, fizeram na manhã desta quarta-feira (13) o segundo dia de manifestações exigindo o pagamento da primeira parcela do 13º salário.
O protesto é feito, mais uma vez, em frente ao paço municipal, na rua Bahia, Centro de Marília. A paralisação de parte desses trabalhadores foi iniciada na terça-feira (12) e a primeira parcela do benefício deveria ter sido liberada no dia 30 de novembro.
A Gota não recebeu os repasses necessários da Prefeitura para fazer os pagamentos. Trabalhadores atuam em Unidades de Saúde da Família, Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília), PA (Pronto Atendimento) da Zona Sul e Samu.
Na semana passada, em assembleia no SinSaúde (Sindicato da Categoria), parte dos trabalhadores decidiram pela greve caso o pagamento não fosse feito até segunda-feira (11). O salário também estava atrasado, mas já foi acertado.
A administração municipal vinha dizendo que pagaria até o próximo dia 20, mas após o início efetivo da greve, foi informado que o valor pode ser pago até a próxima sexta (15).
No entanto, de acordo com o sindicato a proposta não foi “colocada no papel” para que os grevistas pudessem realizar uma nova assembleia e discutir o tema.
De acordo com o SinSaúde, dos aproximadamente 350 funcionários da ESF (Estratégia da Saúde da Família), 75 estavam de braços cruzados na terça-feira.
O SinSaúde não abarca os médicos, cerca de 40, que são contratados por meio do convênio com a Gota. Eles também estão sem 13º e devem se reunir em assembleia na quinta-feira (14) para discutir uma possível paralisação.
Prefeitura
Ao Marília Notícia a Prefeitura informou nesta quarta-feira que “a 1ª parcela do 13º será paga na sexta-feira (15) e a 2ª parcela no próximo dia 20 (quarta-feira)”.