Funcionários da Famar reclamam de atraso no pagamento do 13º salário
Funcionários da Famar (Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília e ao Hospital das Clínicas de Marília) denunciaram ao Marília Notícia o atraso no pagamento da primeira parcela do 13º salário. O depósito deveria ter sido realizado até o dia 30 de novembro.
Segundo informativo da própria instituição repassado aos funcionários, o atraso no benefício trabalhista prejudicou trabalhadores lotados no Hospital das Clínicas de Marília (HC/Famema) e na sede administrativa da Famar.
O comunicado ainda informa que o motivo da falta de pagamento é o atraso no repasse financeiro realizado pelo Governo do Estado de São Paulo. Um crédito suplementar para quitar o débito foi aberto somente nesta sexta-feira (1º), segundo publicação no Diário Oficial do Estado que, inclusive, está exposto na página inicial do site da Famar. O valor é de cerca de R$ 10,4 milhões.
“Informamos que o recurso do 13º salário foi conquistado pelo HC/Famema. Devido à necessidade de trâmites burocráticos que fogem de nossa governabilidade, o pagamento não pôde ser realizado no dia 30 de novembro de 2023”, alegou o Hospital das Clínicas em nota enviada ao MN.
O HC ainda afirmou que o repasse à fundação de apoio será realizado nesta sexta-feira (1º), para que a Famar proceda com o pagamento dos funcionários.
Em nota, a Famar explica ser conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) perante a Secretaria de Estado da Saúde (SES), juntamente com o HC/Famema, e que recebe repasses calculados com base em tabela elaborada pelo Ministério da Saúde.
“A tabela que remunera a assistência ao SUS está defasada há anos, o que implica na necessidade de auxílios financeiros para a manutenção da assistência. Nesse contexto, para fazer frente ao pagamento do 13º salário dos empregados da Famar lotados no HC e nas áreas administrativas para a realização das atividades assistenciais foi necessário Suplementação Orçamentária”, declara em comunicado enviado a pedido do MN.
A fundação ainda afirma que elaborou previamente “todos os trâmites e instrumentos que lhe cabia”, além de ressaltar a publicação da Suplementação do Orçamento do HC/Famema publicada nesta sexta-feira (1º), com efeitos a partir de 30 de novembro, no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
“De qualquer forma, em que pese tenha havido certo atraso na disponibilização dos recursos, estes serão liberados assim que o HC/Famema efetuar a transferência via ordem bancária, mas sem prejuízo aos empregados que receberão seu 13º salário na integralidade, sendo a primeira parcela assim que o recurso estiver disponível na conta da Famar e a segunda parcela no dia 20 de dezembro, conforme a legislação em vigor”, consta ainda em nota.