MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
sáb. 14 set. 2024
NOVOS TEMPOS

Fumaça e tempo seco antecipam crise do clima e viram desafio às cidades

Mudanças climáticas devem impactar nas desigualdades sociais já provocadas pelo saneamento básico, segundo especialistas
por Folhapress
Destruição de florestas por incêndios já chega na conta da saúde pública pela intensificação da busca por atendimento médico (Foto: Arquivo/MN)

O céu coberto de fumaça, os incêndios, a falta de chuva e o calor escaldante há semanas são uma amostra antecipada para as cidades brasileiras da situação climática prevista para os próximos anos.

Além de problemas no continente, como desmatamento e incêndios florestais, o reflexo do aquecimento do planeta vai tornar a rotina da população brasileira mais difícil. As chuvas tendem a ser cada vez mais intensas e rápidas, assim como a ocorrência de ondas de calor e de secas, cenário propício para a manutenção da poluição no ar.

A distribuição desse impacto, naturalmente, não vai ser igual pelo mundo. Quem tem mais biodiversidade para perder, como é o caso do Brasil, verá mudanças mais nítidas nas próximas décadas.

Ao menos até 2040, o acréscimo de dias consecutivos sem chuva será mais acentuado no Centro-Oeste e no Norte do país, de acordo com Ana Paula Cunha, pesquisadora de secas do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

“Na amazônia, temos de 30 a 60 dias sem chuva. No Pará, na porção do centro para o sul do estado, já são 32 dias sem chuva. Em Rondônia, mais de 90 dias. A projeção é de 5 ou até 10 dias a mais sem chuva nessas regiões até 2040”. Os dados citados por ela são do IPCC (Painel Intergovernamental para a Mudança Climática).

FUTURO ANTECIPADO

Os eventos severos das últimas semanas, segundo a pesquisadora, são uma amostra antecipada do que aconteceria no fim deste século e está, agora, a apenas 15 anos no futuro.

Levantamento do Cemaden com dados estimados por satélite aponta que 1.315 municípios brasileiros estavam com ao menos 30 dias secos a mais do que a média histórica dos últimos 24 anos de dias sem chuva nestas cidades. O levantamento leva em conta o período que vai de março até a última quinta-feira (12).

Os dez casos mais graves são liderados pelas cidades mineiras Pirajuba (104 dias sem chuvas acima da média) e Conceição de Alagoas (103 dias) e a paulista Miguelópolis (102 dias). Entre as capitais, Belo Horizonte enfrenta a pior situação, com 79 dias. Já a cidade de São Paulo convive com um desvio de uma semana.

IMPACTO DESIGUAL

O filtro da desigualdade social também vai distribuir esse impacto, segundo o professor Mário Mendiondo, da Escola de Engenharia de São Carlos, da USP. “No caso brasileiro, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e Recife serão muito afetadas, porque um de cada três moradores dessas cidades vive em situações ruins em termos de saneamento”.

Ainda, ele diz que haverá um comprometimento de parte da renda das pessoas por causa da mudança climática. Publicado na Nature em abril deste ano, um estudo apontou a mediana da queda de renda no Brasil em 21,5%, ante a redução média global de 19% até 2049.

O impacto vai se traduzir em mudanças nas decisões rotineiras. A mitigação numa escala micro significa, por exemplo, a compra de ventiladores, máscaras e umidificadores. “São gastos com saúde, check-ups mais frequentes. Ir ao trabalho e voltar, ir à escola. Se as coisas continuarem assim nos próximos 30 dias, nós veremos vários estados recomendando a suspensão de atividades à tarde, quando a temperatura é maior”.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Vídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em Marília
  • 2
    Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
  • 3
    Médico é assaltado e ameaçado com faca após saque no Centro de Marília
  • 4
    Ex-tesoureira de Câmara da região é condenada por desviar quase R$ 100 mil para apostas

Escolhas do editor

EDUCAÇÃO
Marília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolarMarília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolar
Marília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolar
ESQUEMA
Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízosCriminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
CORRIDA CONTRA O CRIME
Vídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em MaríliaVídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em Marília
Vídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em Marília
INSCRIÇÕES ABERTAS
Correios abrem seleção para jovem aprendiz com vagas para MaríliaCorreios abrem seleção para jovem aprendiz com vagas para Marília
Correios abrem seleção para jovem aprendiz com vagas para Marília

Últimas notícias

Deputados destacam obra de R$ 5 milhões em estrada após 30 anos
Atleta de Marília conquista título Sub-18 em etapa da Liga do Enxadrista
Polícia Civil prende tenente-coronel da PM indiciado por feminicídio
Haddad fará proposta aos estados para conter preços dos combustíveis

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie