Frente fria traz chuva e derruba temperatura em Marília
Mais uma frente fria derrubou a temperatura e trouxe chuvas para Marília desde a noite de domingo (2), depois de um final de semana de céu limpo e com temperaturas elevadas.
Nesta segunda-feira (3), as temperaturas devem ficar entre 16°C e 19°C no município, de acordo com previsão do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com radares em Bauru e Presidente Prudente.
“No momento há um alinhamento de chuva se deslocando para leste passando pelas cidades de Assis, Tupã, Araçatuba, Birigui e Ourinhos”, afirma a meteorologista Rita de Cássia César Moreira de Cerqueira em relatório emitido por volta das 8h nesta segunda.
Dados da Defesa Civil do Estado mostram que Marília registrou temperaturas máximas de 32,5°C no sábado (1) e 31,6°C no domingo.
No domingo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta “laranja” de perigo para queda de 5°C ou mais graus na temperatura, o que pode colocar a saúde da população em risco.
Marília está entre as 531 cidades englobadas pela área de atenção em São Paulo e Mato Grosso do Sul. O alerta foi emitido às 9h59 de ontem e vale para toda esta segunda-feira.
“Perigo. Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades”, explica o órgão federal.
A escala de alerta do INMET varia entre situação de normalidade (verde) perigo potencial (amarelo), perigo (laranja) e grande perigo (vermelho).
Em entrevista ao Marília Notícia, o coordenador da Defesa Civil em Marília, major Luís Carlos Soares, orienta a população a se agasalhar bem.
“Quem tiver a saúde debilitada, além de grupos mais frágeis, como idosos, deve evitar sair para a rua e tomar vento”, afirma o coordenador da Defesa Civil.
Os moradores mais carentes, que precisem de agasalhos e cobertas devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social, diz major Soares. A secretaria fica na avenida Santo Antônio, número 721. O telefone é o 3401-2450.
A mudança na temperatura está associada à formação de uma nova massa de ar de origem polar sobre o Sul do Brasil, a qual avançará pelo Sudeste, parte do Centro-Oeste e atingirá, inclusive, os estados de Rondônia e do Acre, de acordo com previsão do Inmet.
Outro destaque é a intensificação dos ventos, cujas rajadas podem chegar de 80 a 90 km/h no litoral das regiões Sul e Sudeste do país, devido à influência de um ciclone extratropical que vai se formar sobre o Oceano Atlântico.
Com informações da Agência Brasil.