Fotógrafo cria ‘realidades’ surreais de Marília
Luzes neon, cores saturadas e um toque fictício através de sistemas planetários, explosões e outros elementos manipulados em fotografias de locais de Marília. Esse é um resumo da estética proposta pelo fotógrafo Renato Lo, de 26 anos, em seus trabalhos. As artes vêm ganhando notoriedade nas redes sociais.
“Alguns dos elementos que costumo realçar nas fotografias são planos de fundo com horizontes planetários, sistemas siderais etc., porque gosto da ideia de colocar um infinito e não enxergar o fim da obra, que remete à eternidade”, explica o fotógrafo.
Inspirado pelo urbanismo mariliense, o artista tem como motivação para registrar o município o fato de poder proporcionar uma experiência nova para aqueles que passam cotidianamente por esses endereços.
“Expressar uma visão diferente que pode ser apreciada com um novo sentimento desses locais que recorremos diariamente no cotidiano e, muitas vezes, até passam despercebidos”, narra o fotógrafo.
Postos de combustíveis, trechos de rodovias com a cidade ao fundo, o famoso camelódromo e a “icônica rodoviária”, nas palavras do artista, são alguns dos pontos que atraem seu olhar.
De acordo com Lo, o processo de criação das fotos começa com o olhar e sentimento, “deixando o coração guiar para uma nova perspectiva, um cenário livre e sem barreiras”.
O clique é feito pela câmera, sem qualquer tipo de alteração, e só depois o processo de edição no computador é realizado. O objetivo é utilizar do teor fictício para proporcionar um choque de realidade.
“A minha fotografia é apenas a extensão do que sou e do que enxergo. É um ato de ‘emprestar’ os meus olhos e coração para que o outro veja e sinta as próprias emoções”, diz o mariliense.
INSPIRAÇÃO
Atuante no ramo fotográfico há quatro anos, Renato Lo detalha suas primeiras inspirações. “Admiro a arte do cinema desde criança e, por isso, procuro observar a cidade de um jeito diferente em minhas fotos. O cinema asiático, por exemplo, é fundamental para mim, entre diretores como Wong kar-wai, que retratam os filmes com elementos que inspiram a minha estética visual”, explica o fotógrafo.
Atualmente, Lo participa do projeto “Neo_M – Ponto Sem Retorno”, com apoio e produção da Cinegoria Filmes. Para conferir esse e outros trabalhos, clique aqui.