Forte calor continua em Marília sob risco de falta de água por estiagem
Marília amanheceu nesta segunda-feira (30) com clima ameno, abaixo dos 20°C, mas os termômetros podem alcançar até os 38°C, segundo a previsão do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (Ipmet) de Bauru.
O forte calor deve continuar nos próximos dias, com possibilidade de chegar até os 40°C nesta quarta-feira (2), a exemplo do que tem ocorrido há semanas, e sem previsão de chuvas até o próximo domingo (6), dia das eleições municipais.
O tempo seco, como se diz popularmente, redobra a atenção com a saúde, com cuidados básicos como hidratação, uso de roupas leves, ambientes arejados. Evite também exposição direta ao sol das 10h às 16h.
ÁGUA
Além do desconforto térmico, a persistência da estiagem há mais de 40 dias acende o alerta para o risco de novas queimadas e de falta d´água em Marília, em decorrência do aumento do consumo em decorrência do forte calor.
A capacidade de armazenamento dos reservatórios da cidade tem baixado a níveis preocupantes, conforme alertou no último fim de semana a RIC Ambiental, concessionária de saneamento básico de Marília.
AR
A qualidade do ar na cidade estava classificada como “boa” – com baixa emissão de poluentes – na manhã desta segunda-feira (30), segundo a avaliação horária da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Em caso de incêndio, chame imediatamente os bombeiros pelo 193. Se avistar algum incendiário, avise a Polícia Militar pelo 190. Para socorro médico, ligue para o 192 para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).