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Marília
qua. 31 jan. 2024
EXCLUSIVO

Flagrantes de desrespeito chocam com velocidade até 178% maior

Imprudência: maior velocidade registrada por radar dentro da cidade foi de 135 quilômetros por hora.
por Alcyr Netto
Carro passa no sinal vermelho e quase atropela pedestre em Marília (Imagem: Reprodução)

O desrespeito no trânsito é uma preocupação contínua nas ruas e estradas de todo o país. Os radares espalhados por Marília mostram que a situação por aqui não é diferente.

A reportagem do Marília Notícia teve acesso aos registros de vários flagrantes de imprudência no trânsito em diversos pontos da cidade, com motoristas ultrapassando os limites de velocidade e furando o sinal vermelho. Em inúmeras ocasiões, pedestres e motoristas escaparam por pouco de acidentes potencialmente graves.

Em um dos casos, um motorista foi flagrado a 135 quilômetros por hora em trecho que o máximo permitido é de 50 quilômetros por hora, ou seja, 170% acima do regulamentado.

Os flagrantes são impressionantes e foram feitos nas avenidas Sampaio Vidal, José Carlos Sanches Cibantos, Castro Alves, Tiradentes, Rio Branco, Santo Antônio e Esmeraldas.

O assunto ganhou força após o acidente que resultou na morte de Rodrigo Amorim, de 48 anos. O homem foi atropelado e morto por um motociclista que furou o sinal vermelho, no cruzamento das avenidas João Ramalho e Mem de Sá, no bairro Nova Marília, zona sul da cidade. A colisão fatal foi captada por uma câmera da Prefeitura.

Veículo trafega a 111 quilômetros por hora na área urbana de Marília (Imagem: Divulgação)

Um exemplo de desrespeito aconteceu no dia 29 de julho do ano passado, às 5h, quando um condutor passou pela avenida Sampaio Vidal, nas imediações do cruzamento com a rua Paraná, trafegando a 111 quilômetros por hora, em um trecho que o máximo permitido é de 40 quilômetros por hora – 178% acima do permitido.

Ainda foram registrados flagrantes de excesso de velocidade no trecho da Sampaio Vidal conhecido como Via Expressa, com velocidade 170% acima da permitida, às 20h46 do dia 31 de agosto de 2023, onde um veículo trafegou a 135 quilômetros por hora; e às 22h07 do dia 24 de maio, no cruzamento da avenida Castro Alves com a Manoel Muller, no sentido do Centro ao bairro, onde uma motocicleta passou a 108 quilômetros por hora, em trecho permitido de apenas 40 quilômetros por hora.

Maior velocidade registrada por radar na área urbana de Marília foi de 135 quilômetros por hora (Imagem: Divulgação)

De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb) de Marília, Valdeci Fogaça, não é possível generalizar todos os motoristas, pois muitos dirigem de forma correta e ordeira, mas os que não respeitam os limites colocam em risco a vida das outras pessoas.

“Temos bons motoristas, mas alguns não respeitam os limites e trazem risco para os demais. Esses equipamentos que nós temos na cidade trazem segurança no trânsito e também segurança em todos os aspectos. Temos a integração com a Polícia Militar, por meio do Detecta. Isso faz com que toda a nossa população tenha essa segurança no trânsito”, afirma Fogaça.

O presidente da Emdurb ressalta que houve diminuição no número total de acidentes registrados na cidade após a instalação dos radares.

“Tivemos 150 acidentes a menos em 2023 do que em 2022, ou seja, o trabalho está sendo bem feito. Além disso, nós fazemos a ‘Cidade Mirim’ nas escolas, levando o conhecimento para os pais por meio das crianças. É um trabalho importante, pois a criança chega em casa e orienta os pais sobre a forma como dirigir”, relata o presidente da Emdurb.

Motociclista trafegando a 108 quilômetros por hora em Marília (Imagem: Divulgação)

Apesar da redução no número de acidentes informada por Fogaça, Marília registrou oito mortes no perímetro urbano em 2023, número idêntico ao registrado em 2022.

As mortes em 2023 aconteceram na avenida José da Silva Nogueira Junior, rua Coronel José Brás, rua Pernambuco, avenida Pedro de Toledo, avenida República, no estacionamento de um supermercado na avenida Santo Antônio e avenida José Carlos Sanches Cibantos (duas mortes).

Em 2022, no perímetro urbano, as mortes aconteceram na rua Coronel Moreira César, rua Dermânio da Silva Lima, avenida República, rua Hermes da Fonseca, avenida Tomé de Souza, avenida Keiji Akutagawa, avenida José da Silva Nogueira Junior e avenida Rio Branco.

Os radares instalados por todas as regiões de Marília passaram a funcionar no mês de maio e acumularam mais de 45 mil multas aplicadas aos motoristas que cometeram infrações de trânsito até o mês de agosto, ou seja, em pouco mais de três meses após início da operação. O número atual de penalidades não foi informado.

A maioria das multas foi aplicada por excesso de velocidade, mas os motoristas também foram autuados por avançar o sinal vermelho nos semáforos e por parar sobre a faixa de pedestre na mudança de sinal luminoso.

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