Fiscalização faz autuações e lacra casa de shows em Marília
Com apoio da Polícia Militar, o setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Marília interditou uma casa de shows e autuou sete estabelecimentos durante o final de semana, por descumprimento das normas de combate ao novo coronavírus.
Em quatro casos empresas que estavam abertas de modo irregular suspenderam os atendimentos e as portas foram cerradas.
A administração municipal anunciou adesão à determinação do Governo de São Paulo sobre o funcionamento apenas de serviços essenciais entre os dias 25 e 27 de dezembro e 1º e 3 de janeiro. Municípios que ignoraram a ordem estadual foram denunciados ao Ministério Público.
As regras só permitem a abertura de estabelecimentos como supermercados, farmácias, postos de combustíveis, igrejas e outros classificados como essenciais.
A reportagem apurou que uma casa de shows especializada em sertanejo na avenida Hygino Muzzi Filho, zona Oeste, foi flagrada em funcionamento com grande aglomeração de pessoas. O local, onde ocorria um baile, foi lacrado. Veja vídeo no final do texto.
A fiscalização foi intensificada após a ocupação de leitos reservados para pacientes com Covid-19 ou suspeita, ultrapassar a barreira dos 80%. No Natal, que caiu na última sexta-feira (25), a ocupação passou de 91%.
A reportagem apurou que estabelecimentos lacrados só poderão retomar as atividades após o avanço de fase da região no Plano São Paulo, sem data para acontecer, além da aplicação de multa. No próximo final de semana a fiscalização deve ser ainda mais severa.
Vigilância
“É muito importante reduzirmos a circulação de pessoas nesse momento para consequentemente reduzirmos nossos índices de transmissão do vírus, tendo em vista que os leitos hospitalares Covid-19 chegaram a patamares preocupantes e estamos perto da chegada da vacina que acreditamos acalmar a população e imunizar gradualmente parte dela de acordo com os grupos de risco”, disse Luciano Rocha Villela, supervisor da Vigilância Sanitária.
“Então a recomendação é paciência, fique em casa e não se exponha ao risco de contaminação pelo novo coronavírus nesse final de ano. Seja responsável”, completou Villela.
A Divisão de Fiscalização de Posturas alerta para que, quem não seguir as determinações no Plano São Paulo nesse próximo fim de semana, estará sujeito ao fechamento por tempo indeterminado.
“Precisamos que todos sigam o Plano São Paulo e o decreto municipal. Vidas estão sendo perdidas com a desobediência de todos em continuar se aglomerando e levando o vírus para dentro de casa. Não vamos admitir desobediências”, disse Juliano Bataglia, chefe do departamento.
Mudança
Bares, restaurantes e outros estabelecimentos não essenciais podem funcionar com serviços internos e atender consumidores somente no sistema delivery, ou drive-thru, durante os finais de semana prolongados pelo Natal e Ano Novo.
Para evitar conflitos envolvendo fiscais, comerciantes e clientes, a fiscalização da Prefeitura de Marília informou que os agentes não fariam – ao longo do feriado prolongado – abordagens em locais como bares e restaurantes que estivessem funcionando indevidamente.
A estratégia seria o envio de notificações pelos Correios, mas as rondas ostensivas também acabaram sendo realizadas, principalmente como reação aos casos mais graves de infração.