Fim de semana tem instabilidade e frio a partir de segunda-feira
Há um mês do início oficial do inverno 2021, há tendência de frio para o início da próxima semana na região de Marília. O Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru (distante 110 quilômetros de Marília), aponta mínima de 12°C na próxima segunda e terça-feira (24 e 25).
O fim de semana deve ser sob influência de frente fria, que aproxima-se do Estado de São Paulo, e tende a aumentar a nebulosidade e provocar chuvas e trovoadas isoladas neste sábado (22) em algumas regiões.
No domingo (23), o sistema ainda atua sobre o Estado. Por isso, o céu se mantém nublado, com condição de instabilidade. As temperaturas devem ter leve declínio.
Já na segunda (24), a frente fria se afasta, em direção ao Rio de Janeiro. Assim, a nebulosidade diminui a partir do Oeste Paulista, sem previsão de chuva na maior parte do Estado. Chuvas isoladas podem ocorrer na faixa Leste e Nordeste (Baixada e litoral Norte).
Durante todo período, a população vai sentir os efeitos da baixa umidade relativa do ar (mínima de 20%).
CORONAVÍRUS
Especialistas alertam para medidas preventivas contra gripes e resfriados, o que pode reduzir a imunidade e contribuir para efeitos mais severos da Covid-19.
Frequentemente, é preciso limpar as mãos com água e sabão, principalmente, após tossir ou espirrar.
A pessoa deve evitar tocar os olhos, nariz ou boca, após contato com superfícies. Quem está gripado deve evitar ainda mais sair de casa, e preferir os ambientes arejados.
Outra atitude necessária é a vacinação anual contra a gripe. Em Marília, a imunização contempla atualmente idosos acima de 60 anos e profissionais da educação.
Equipes de saúde ou responsáveis por crianças (até seis anos incompletos), que ainda não buscaram o serviço, podem fazê-lo nas unidades mistas ou assintomáticas.