Filme gravado em Assis é selecionado para o Festival
O curta-metragem “Ainda Restarão Robôs Nas Ruas do Interior Profundo”, produzido pela Oeste Cooperativa Audiovisual e filmado com atores do Jardim Santa Clara em Assis, foi selecionado para integrar o Festival Internacional de Curtas de São Paulo, a maior e mais importante premiação do segmento no Brasil, que em 2022 está em sua 33ª edição.
O filme acompanha a jornada de Luquinha, interpretado por Gustavo Rodrigues, na busca por sua égua de estimação que fugiu pela cidade. O roteiro é assinado pelo rapper Daniel Rone “Niel”, em seu primeiro trabalho como roteirista, e por Guilherme Xavier Ribeiro, que também dirigiu o filme. A produção é de Fernanda Scudeller.
“Ver um filme nosso, aqui de Assis, filmado na periferia, chegando a uma das principais vitrines do cinema brasileiro e levando a nossa cara para o mundo, só reforça o quanto uma política pública para a cultura pode fazer diferença no futuro da juventude interiorana. Esse trabalho foi financiado com recursos públicos através da Lei Aldir Blanc, e realizações como essa, além de gerar trabalho para as dezenas de pessoas envolvidas, podem apresentar novas perspectivas de vida para uma parcela da população que sofre cotidianamente com a violência policial e o descaso do Estado”, afirma o diretor Guilherme Xavier.
“Ainda Restarão Robôs Nas Ruas do Interior Profundo” foi gravado na última semana de 2021, na periferia e região central de Assis, e seu set de filmagem acabou chamando a atenção de pessoas que transitavam pela avenida Rui Barbosa na semana de Natal.
“É um filme filmado em periferia por garotos de periferia do interior. Tudo isso representa para mim e para os moleques do Jardim Santa Clara uma superação. Mostrar que somos capazes através da arte. Nunca imaginamos fazer um filme e ser remunerados por isso. E esse filme ainda ser selecionado para um Festival Internacional de Curtas Metragens. A arte também salva. Existe esse caminho. Não é só o caminho do corre, do crime, das drogas – o que a periferia proporciona ultimamente para a gente, sem lazer, cultura ou educação. Mas estamos aí para mostrar que com a arte a gente é capaz e podemos chegar longe”, disse Niel, roteirista do filme.
O curta foi produzido com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc Assis, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura Municipal de Assis, e integra o projeto Polo Audiovisual do Velho Oeste.
SINOPSE
Na periferia do interior profundo brasileiro, Luquinha tenta recuperar sua égua enquanto convive com o crime e o barulho ensurdecedor de uma cidade conservadora.
MAIS
Além do curta assisense, o filme “Lugar de Ladson” dirigido por Rogério Borges, outro membro da Oeste Cooperativa Audiovisual, também foi selecionado para a programação do festival.
O Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum acontece de 18 a 28 de agosto. Foram selecionados 183 curtas-metragens, representando 42 países. A produção brasileira responde por 87 títulos. O festival recebeu em 2022 um total de 2745 inscrições, vindas de 96 países.