Filme Aldeotas é a atração do bate-papo Pontos MIS
O Bate-papo de Cinema Pontos MIS realiza exibições de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do Museu, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção.
Neste sábado (3), a partir das 18h, Gero Camilo participa do programa comentando Aldeotas. A mediação da conversa será feita pelo cineasta e professor Bruno Cucio. O link de acesso ao filme direto na página do Pontos MIS no Vimeo do MIS: https://vimeo.com/
FILME
Aldeotas é um filme inspirado na peça homônima de Gero Camilo. O longa conta a história de dois amigos que se separaram por 17 anos devido à turbulência e conflitos da adolescência na pequena e conservadora Coti das Fuças, interior do Brasil.
Levi, poeta e cansado dos abusos que sofre, faz um plano com Elias para que ambos fujam para uma cidade grande e tolerante, mas apenas um deles decide seguir em frente com o plano. Levi foge para a cidade, enquanto Elias desiste de partir em cima da hora.
Aos 50 anos, Levi volta para reencontrar o amigo no dia de seu funeral onde as memórias dos dois são revividas antes do último adeus.
MEDIADOR
Bruno Cucio é graduado pela Faap em Cinema, mestrando do departamento de artes da Unesp e sócio da Travessia Filmes, desde 2009 atua em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação de público.
Foi produtor executivo em Para’í (2018), longa-metragem dirigido por Vinicius Toro e produzido pela Travessia Filmes exibido nos principais festivais do país, como: 51° Festival de Brasília, 20ª Mostra do Rio, 22ª Mostra de Tiradentes e 17° Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici), além de importantes festivais no exterior, como: 34° Festival de Guadalajara, 59° Festival de Cartagena e 67° Festival de Mannhein Heidelberg, entre outros.
Dirigiu o curta-metragem Um Homem Satisfeito (2015), exibido no Festival Internacional de Cine de Punta del Este (2016), 26º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, entre outros; Até Onde (2013), exibido no canal CinebrasilTV, ganhador de menção honrosa de melhor filme no 7º Festival Ojo del Sancocho (2014, Colômbia), selecionado para a 17ª Mostra de Tiradentes, entre outros; Será (?) (2012), realizado em parceria com o grupo de teatro Caixa de Imagens e exibido no Centro Cultural São Paulo e no Festival de Cinema de Paranapiacaba.
Coordenou o projeto socioeducacional Circuito Cultural, de 2010 até 2013, além de dar aulas de roteiro e direção em escolas e instituições de ensino, como: Pontos Mis, Sesc, Poiesis, Instituto Europeu de Design (IED), Colégio Bandeirantes, Escola Oswald de Andrade e Escola Carandá Viva Vida. Atualmente é professor e coordenador pedagógico do Instituto de Cinema de São Paulo (INC). Foi produtor e curador dos festivais de cinema XI Cinefest Gato Preto, contemplado pelo ProAC Ações de Fomento, em 2014; e Move Cine Arte, em 2012.