Fila para vaga em creches municipais tem 426 crianças
A fila de espera para conseguir uma vaga em umas das creches municipais de Marília conta com 426 crianças inscritas, segundo informações atualizadas no Portal da Transparência da Prefeitura.
Hoje a unidade com maior demanda por vagas é a Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Creche Leda Casadei, que fica no bairro Palmital, zona Norte da cidade.
São 72 crianças esperando a oportunidade de uma matrícula – aproximadamente 16,9% do total da fila.
Em seguida, as escolas/creches municipais com maior quantidade de alunos na fila de espera são a Clara Luz (35), Criança Feliz (34), Monteiro Lobato (34) e Flauta Mágica (31).
A maior procura (41,7% dos casos) é por creches que oferecem o chamado nível três, para crianças de um ano e três meses de idade a um ano e dez meses.
Em seguida aparece o maternal um, para crianças de dois anos de idade, com enquadramento de 38,9% da fila.
Central
A administração municipal passou a divulgar este tipo de dado somente em junho deste ano, em atendimento a uma lei municipal.
Por meio da Central de Vagas, pais e responsáveis por alunos podem acompanhar na internet a situação das crianças por meio de um número chamado cadastro único.
Também são informadas as iniciais dos nomes dos futuros alunos e a posição na lista de espera para a escola desejada.
A administração municipal alegou que um dos motivos para a demora na divulgação das informações da Central de Vagas era justamente um imbróglio com o departamento jurídico da Prefeitura sobre a divulgação dos nomes das crianças.
Segundo o Executivo, a atualização da Central de Vagas é feita diariamente, sempre no início da madrugada, levando em conta a situação daquele dia.