Fila de espera por leito Covid no DRS cai 73,8% em 15 dias
Encolheu em 73,8% – em um período de aproximadamente duas semanas – o tamanho da fila de espera por uma vaga em leito clínico ou de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 no Departamento Regional de Saúde de Marília (DRS-9).
As informações constam entre os microdados da pandemia divulgados pelo Governo do Estado de São Paulo diariamente. No dia 26 de janeiro existiam 42 pacientes com o coronavírus ou sintomas esperando por um leito de internação nos 62 municípios da regional.
Números desta quarta-feira (9) mostram que, entre os cerca de 1,2 milhão do habitantes do DRS-9, eram 11 os pacientes com Covid-19 confirmada ou em investigação.
Há duas semanas, a regional mariliense ocupava a quarta posição no ranking dos DRSs do interior com as maiores filas. Desta vez, está no 9º lugar.
Por outro lado, apesar da redução na fila, a ocupação de leitos de UTI – especificamente reservados para os pacientes sintomáticos no DRS-9 – segue a segunda maior do Estado, com ocupação de 84,46% dos leitos – atrás apenas da regional de Ribeirão Preto.
Esta é a maior ocupação de UTIs do departamento de saúde com sede em Marília desde julho do ano passado.
No município de Marília, especificamente, nesta quarta-feira (9), o boletim diário da Secretaria Municipal da Saúde mostrou 100% dos leitos de UTI Covid-19 particulares lotados, assim como os leitos clínicos da rede privada.
Quanto aos leitos públicos, a ocupação de UTI Covid-19 ficou em 90,91% e os reservados em enfermarias estavam em 85,48%.