Festival de Cinema e Prêmio Curumim retornam a Marília
O Clube de Cinema de Marília (CCM) e o Núcleo de Audiovisual de Marília e Região (NAV), com apoio da Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Cultura, promovem de 17 a 20 de novembro o Festival de Cinema, resgatando um dos mais icônicos espetáculos cinematográficos do Brasil.
A mostra será realizada após anos de pausa. O resgate do festival cinematográfico de Marília, o primeiro do Brasil, encontrou respaldo e incentivo entre produtores, agências e entidades locais, que uniram forças para trazer de volta o brilho do cinema a Marília. O objetivo também é proporcionar uma experiência única para a população da cidade e dos municípios da região.
Com uma seleção diversificada de filmes, incluindo documentários e narrativas instigantes, o Festival de Cinema de Marília resgata o Prêmio Curumim, que fez história na sétima arte brasileira. Serão apresentados dois prêmios de destaque: Melhor Filme pelo Júri Popular, escolhido pelo voto do público e o Melhor Filme pelo Júri Técnico, que reconhece realizações excepcionais na produção cinematográfica. O festival promoverá a oportunidades para discussões, interações com cineastas e um entendimento mais profundo da arte.
Outras informações serão anunciadas por meio das redes sociais do festival @festivalcinemamarilia.
HISTÓRICO
Em 1960, o Festival de Cinema de Marília fez história como o primeiro festival do gênero de todo o Brasil, conquistando reconhecimento internacional. Naquela oportunidade, e na sequência de suas edições, atraiu para Marília grandes celebridades da indústria cinematográfica nacional da época. Essa realização pioneira precedeu o famoso Festival de Gramado, que teve início em 1973. Agora, após um hiato, Marília se prepara para reviver essa tradição cinematográfica.
“Pioneiro no Brasil, o Festival de Cinema de Marília é uma celebração do poder do cinema para inspirar, entreter e conectar culturas e perspectivas diferentes. Estamos orgulhosos de reviver essa tradição e proporcionar aos moradores e amantes do cinema uma experiência única”, afirmou o presidente do Clube de Cinema de Marília (CCM) e cineasta Cristiano Anechini Lemos Soares.
O coordenador do Núcleo de Audiovisual de Marília e Região (NAV), Gustavo Roim, acrescentou que a proposta da mostra não é simplesmente exibir filmes ou estimular o público a frequentar salas de cinema. “Mas também sobre a relevância do enriquecimento cultural e a promoção da arte cinematográfica. É uma oportunidade para a comunidade se envolver com o mundo do cinema”, declarou Roim.
PRÊMIO CURUMIM
O Prêmio Curumim para o Festival de Cinema foi instituído pelo Clube de Cinema de Marília (CCM) no ano de 1966, incentivando a produção nacional de cinema. Os filmes eram avaliados por jurados que assistiam a todas as produções nacionais exibidas na cidade.
O festival costumava trazer atores e diretores para debates, enriquecendo a cultura local e proporcionando uma experiência única para a comunidade. Grandes nomes do cinema brasileiro conquistaram o Curumim, entre eles os cineastas Hector Babenco, Nelson Pereira dos Santos, Sérgio Ricardo, Arnaldo Jabor, Tizuka Yamasaki, Hugo Carvana e Joaquim Pedro de Andrade.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!