Festival de Cinema do Interior começa nesta terça com exibição de curtas da região de Marília
O 5.º Filma Bauru – Festival de Cinema do Interior começa nesta terça-feira (3), com exibições gratuitas até sábado (7) de 49 curtas-metragens produzidos em 26 cidades do Estado de São Paulo, sempre a partir das 19h. Além das mostras competitivas e não-competitivas presenciais (e transmitidas simultaneamente pelo YouTube) em vários espaços de Bauru, todas abertas ao público e com acessibilidade em Libras, o evento também terá atividades formativas para profissionais da área, que ainda estão com inscrições abertas em www.filmabauru.com.br.
A abertura oficial do Festival – que objetiva promover a circulação de obras audiovisuais produzidas em cidades do interior do Estado, com exceção da Capital – será no Auditório da OAB Bauru, iniciando o primeiro dia de mostras competitivas, com filmes de ficção.
Na quarta-feira (4), começará a mostra não-competitiva de curtas-metragens, videoclipes e videoartes, na Pracinha da Cultura (antigo CEU das Artes).
Na quinta-feira (5) ocorrerá a segunda parte da mostra competitiva, em auditório na Faculdades Integradas de Bauru (FIB), com obras das categorias documentário e animação. Já o segundo dia de mostra não-competitiva será na sexta-feira (6), na Praça do CAIC, com curtas-metragens, videoclipes e videoartes.
“Nas exibições em praças públicas, será disposto um telão, com cadeiras e banheiros à disposição do público que estiver acompanhando as exibições. Vale ressaltar que todos os filmes desses dias são de classificação livre, ou seja, pessoas de todas as idades podem assistir”, afirma Paula Marques, coordenadora do 5.º Filma Bauru.
Por fim, o encerramento do Festival será no sábado (7), em sala de cinema do Alameda Rodoserv Center, com exibição dos filmes feitos pelos estudantes do Ensino Médio durante as oficinas de criação de curtas-metragens promovidas pela organização do Festival em setembro último, e dos filmes vencedores da mostra competitiva nas categorias Melhor Ficção, Melhor Documentário, Melhor Animação e Prêmio do Júri Popular.
Dentre os mais de 200 curtas-metragens inscritos nesta edição, o time de curadores, formado por profissionais de audiovisual, selecionou produções de: Araraquara (1), São Carlos (1), Atibaia (1), Bragança Paulista (1), Bariri (1), Bauru (9), Campinas (5), Rio Claro (1), Catanduva (1), São José do Rio Preto (2), Cotia (1), Jacareí (2), São Bernardo do Campo (1), Taubaté (1), Franca (1), Marília (1), Paraguaçu Paulista (2), Piracicaba (3), Ribeirão Preto (2), Salto (1), Sorocaba (1), Tietê (2), Votorantim (1), Santos (4), Ubatuba (2), São José dos Campos (1).
Em relação às atividades formativas, a primeira delas será uma mesa e reunião com os produtores do Filma Bauru Ana Heloiza Pessoto e Rene Lopez, do Coletivo Plano Conjunto (que organiza o Filma Bauru), na Semana de RTVI da Unesp, na quarta-feira (4), às 15h, presencial e com transmissão online. As inscrições ainda estão abertas.
Na quinta-feira (5), das 14h30 às 16h30, haverá mesa formativa de Produção de Objetos no Audiovisual, onde produtores de arte poderão oferecer experiências sobre métodos, rotinas de trabalho e dicas para profissionais e estudantes da área. A ação será no Sesc Bauru e há vagas disponíveis.
Já na sexta-feira (6), das 14h às 17h, será realizada a oficina de Workflow de Som, onde serão apresentados métodos de organização no trabalho em áudio, além de tirar dúvidas sobre a pré e a pós produção de projetos audiovisuais. A atividade será presencial e gratuita, no Sesc Bauru. As inscrições seguem abertas.
Por fim, o Festival promoverá a mesa formativa sobre “Os Desafios da Distribuição de Filmes no Brasil”, onde o bate-papo debaterá os obstáculos enfrentados pela indústria cinematográfica brasileira na distribuição de filmes e de que maneira eles impactam a diversidade cultural e o acesso do público às produções nacionais. A ação é online e gratuita, sem necessidade de inscrição.
SERVIÇO
A programação completa do Festival, incluindo o título das obras, sinopse e classificação indicativa, além dos links para as inscrições nas atividades formativas, estão disponíveis em www.filmabauru.com.br. As mostras serão presenciais em salas de cinema, auditórios e praças públicas de Bauru, e transmitidas simultaneamente pelo YouTube do Festival (www.youtube.com/filmabauru), sempre com janela de Libras. Mais informações pelo Instagram (@filmabauru) ou pelo e-mail [email protected].
PROGRAMAÇÃO
DIA 1 (3 de outubro, terça-feira)
- Noite
19h – Abertura oficial, com mostra competitiva: ficção
Local: Auditório da OAB Bauru – av. Nações Unidas, 30-30, Vila Nova Cidade Universitária – Entrada gratuita/Transmissão online
DIA 2 (4 de outubro, quarta-feira)
- Tarde
15h – Mesa com equipe e reunião do Coletivo Plano Conjunto na Semana de RTVI da Unesp (com transmissão online)
Local: Unesp Bauru. Inscrições: www.filmabauru.com.br - Noite
19h – Mostra não-competitiva: curtas, videoclipes e videoartes
Local: Pracinha da Cultura (antigo CEU das Artes) – rua Maria José Silvério dos Santos, quadra 2, Núcleo Habitacional Arlindo Viana – Entrada gratuita/Transmissão online
DIA 3 (5 de outubro, quinta-feira)
- Tarde
14h30 às 16h30 – Mesa formativa para profissionais do audiovisual – Produção de objetos
Local: Sesc Bauru (av. Aureliano Cardia, 6-71, Vila Cardia). Inscrições: www.filmabauru.com.br - Noite
19h – Mostra competitiva: documentário e animação
Local: Faculdades Integradas de Bauru (FIB) – rua José Santiago, 16, Vila Ipiranga – Entrada gratuita/Transmissão online
DIA 4 (6 de outubro, sexta-feira)
- Tarde
14h às 17h – Oficina para profissionais do audiovisual – Workflow de som
Local: Sesc Bauru – av. Aureliano Cardia, 6-71, Vila Cardia. Inscrições: www.filmabauru.com.br - Noite
19h – Mostra não-competitiva: curtas, videoclipes e videoartes
Local: Praça do CAIC – rua Srg. Manoel Faria Inojosa, Jardim Nova Esperança – Entrada gratuita/Transmissão online
DIA 5 (7 de outubro, sábado)
- Tarde
Mesa formativa para profissionais do audiovisual – Difusão e distribuição
Local: Online. Não é necessário se inscrever - Noite
19h – Encerramento do Festival, com exibição dos filmes realizados pelos Estudantes do Ensino Médio nas oficinas de Criação de Curtas-Metragens, e premiação com exibição dos filmes vencedores da Mostra Competitiva do Festival (categorias Melhor Ficção, Melhor Documentário, Melhor Animação e Prêmio do Júri Popular)
Local: Sala de cinema (Cine’n Fun – Alameda Rodoserv Center) – Entrada gratuita/Transmissão Online