Festas privadas se proliferam e geram revolta em Marília
Mesmo sem grandes eventos públicos, a cidade não está livre da propagação do coronavírus em “pequenas baladas”. Internautas se exibem – é não é #tbt – em vários stories nas redes sociais, mas a fiscalização tem dificuldade em constatar as irregularidades.
São pelo menos 100 denúncias por semana, recebidas por meio da Ouvidoria da Prefeitura e checadas pela Divisão de Posturas. Porém, o chefe da fiscalização, Juliano Bataglia, relata dificuldades em atuar.
“Tem muitos casos em que, chegamos no local, e nos deparamos com meia dúzia de pessoas, da mesma família. Então, o que se vê, é que tem também muita denúncia sem critério. Vamos fazendo nosso trabalho”, afirma.
Em junho, a Polícia Militar e a Divisão de Fiscalização de Posturas anunciaram operação para coibir aglomerações, inclusive em chácaras e espaços privados.
Durante um final de semana, houve blitz em avenidas, com dispersão de jovens que estavam aglomerados, flagrante de infrações envolvendo veículo e averiguação até em residências.
No mesmo mês, os organizadores de uma festa em uma chácara de Padre Nóbrega foram autuados em R$ 10 mil pela realização de evento com aglomeração. Segundo Bataglia, foi uma das poucas autuações na cidade, nesse tipo de evento.
“Outro dia fomos chamados em um posto de gasolina, onde tinha gente pegando cerveja na loja de conveniência e indo tomar na rua. O que dá para fazer em um caso desse? Orientar. Até a PM foi acionada, mas é caso de orientação, o objetivo não é sair multando”, disse
De acordo com o decreto municipal, que definiu as restrições durante o período de pandemia, eventos estão proibidos na cidade. A multa prevista – em caso de reincidência – é de R$ 10 mil.
Estabelecimentos considerados essenciais (como as conveniências de postos de combustíveis) podem até vender bebidas, mas não para consumo no local.
Denúncias podem ser feitas pelos canais da Ouvidoria da Prefeitura de Marília, pelo telefone 0800 77 66 111, e-mail ouvidoria@marilia.sp.gov.br ou formulário eletrônico no endereço marilia.sp.gov.br/ouvidoria.