‘Festão do Ovo’ de Bastos reúne mais de 180 mil pessoas em seis dias de evento
Após seis dias de muita festa com portões abertos e grandes shows, chegou ao final na última segunda-feira (17) a 62ª Festa do Ovo. Segundo a comissão organizadora, mais de 180 mil pessoas passaram pelo Recinto Permanente de Exposições Kisuke Watanabe.
O show mais concorrido foi o do cantor Luan Santana, no sábado (15), que reuniu cerca de 48 mil pessoas, o dobro da população da cidade, que é de 21.503 habitantes. O evento superou o recorde anterior, que era do cantor Wesley Safadão, em 2022, quando foram registrados 45 mil espectadores.
TRADIÇÃO
A festa do Ovo faz parte das comemorações dos festejos de aniversário do município, e em seu início era realizada na semana do dia 18 de junho, dia oficial da fundação. Com o passar do tempo, a festa migrou para o mês de julho devido as férias escolares.
O evento é considerado a maior feira de avicultura do Brasil e atrai anualmente empresas nacionais e internacionais ligadas ao setor, avicultores, técnicos e representantes dos governos estadual e federal.
Neste ano, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, acompanhado pelo secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, estiveram presentes, na abertura oficial da 62ª Festa do Ovo, no dia 14.
A Grandeza da Festa do Ovo reflete os números da atividade avícola que movimenta a economia local disponibilizando mais de 2.500 empregos diretos na cidade, produzindo ao dia 290 ovos por segundo ou 17.400 unidades por minuto, respondendo por 15% da produção nacional e 50% da estadual.
Segundo a Prefeitura de Bastos, um turismo de negócio foi capaz de encher 100% da lotação dos hotéis locais e da região, de colocar a rede de restaurantes absurdamente ocupada, de aumentar significativamente o movimento de postos de combustíveis e do comércio em geral. Foram gerados mais de 500 empregos temporários.