MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Regional
sex. 12 maio. 2023
IMUNIZAÇÃO

Prefeito de Quintana se reúne no Consulado do Japão para viabilizar vacina contra a dengue

Além de parceria para aquisição de vacinas, Quintana também foi colocada à disposição para investimentos, troca de tecnologia e cultura.
por Daniela Casale
Ex-deputado Walter Ihoshi, cônsul adido médico Kamatani Hiroyuki, prefeito de Quintana, Fernando Itapuã, e cônsul do setor econômico Shishido Takashi (Foto: Divulgação)

O prefeito de Quintana (distante 45 quilômetros de Marília), Fernando Itapuã (PSC), esteve na tarde da última quarta-feira (10) no Consulado do Japão em São Paulo, Capital.

A visita teve o objetivo de estreitar os laços da cidade brasileira com o governo japonês. Estiveram presentes o cônsul adido médico, Kamatani Hiroyuki, o cônsul do setor econômico, Shishido Takashi, e o ex-deputado Walter Ihoshi.

Segundo a administração, o Consulado está disposto a auxiliar o município na intermediação de contatos com o laboratório Takeda, produtor do imunizante contra a dengue.

A nova vacina aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda, como capaz de prevenir a doença. A dose é composta de quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença e pode ser aplicada desde crianças – a partir de quatro anos – até idosos de 60 anos.

Estudos técnicos divulgados pelo jornal da Universidade de São Paulo (USP) mostram que a vacina produzida pelo laboratório Takeda não apresenta contraindicação quanto às doenças preexistentes. O medicamento deve ser tomado em duas doses e não apresenta efeitos colaterais específicos.

Por se tratar de uma vacina de vírus atenuado, a dose somente é contraindicada para pessoas que fazem uso de imunossupressores, ou seja, com doenças autoimunes e que usam medicamentos que baixam a imunidade.

A vacina japonesa é composta de versões atenuadas dos quatro diferentes sorotipos do vírus causador da dengue, vivos e enfraquecidos. Após a aplicação, o sistema imunológico identifica esses sorotipos atenuados como estranhos, para só aí o corpo começar a produção de anticorpos contra eles.

Quintana também foi colocada à disposição para investimentos, troca de tecnologia e cultura.

O prefeito fez um agradecimento especial ao cônsul-geral do Japão em São Paulo, Kuwana Ryosuke por proporcionar o encontro.

“Nosso agradecimento especial ao Consulado do Japão em São Paulo, em especial ao cônsul-geral Kuwana Ryosuke e aos senhores Kamatani Hiroyuki, cônsul adido médico e Shishido Takashi cônsul do setor econômico e ao grande amigo e ex-deputado Walter Ihoshi”, concluiu o chefe do Executivo.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas
  • 2
    Casal morre em colisão frontal na BR-153 em Marília
  • 3
    Idoso morre em casa e caso passa a ser investigado após relato de agressão
  • 4
    Dise prende barbeiro por tráfico e volta a apreender ‘droga do Seu Madruga’

Escolhas do editor

ALFABETIZA JUNTOS SP
Marília conquista prêmio de excelência educacional pelo SarespMarília conquista prêmio de excelência educacional pelo Saresp
Marília conquista prêmio de excelência educacional pelo Saresp
ÓBITO
Idoso morre em casa e caso passa a ser investigado após relato de agressãoIdoso morre em casa e caso passa a ser investigado após relato de agressão
Idoso morre em casa e caso passa a ser investigado após relato de agressão
RECICLAGEM
Marília vira palco de debate sobre crise e futuro da reciclagemMarília vira palco de debate sobre crise e futuro da reciclagem
Marília vira palco de debate sobre crise e futuro da reciclagem
MORTE NA RODOVIA
Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadasVítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas
Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas

Últimas notícias

Marília conquista prêmio de excelência educacional pelo Saresp
Gilmar anula quebra de sigilo que liga fundo a empresa de Dias Toffoli
Unicef alerta para prejuízos da falta de acesso à água nas escolas
De cada 10 serviços digitais, oito não checam idade na criação de conta de usuários

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie