MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Colunas
qua. 02 fev. 2022

Início do ano letivo: o amanhecer de um novo dia

por Fernanda Serva

Tal qual a cada dia o amanhecer nos enche de esperança e nos proporciona um leque de oportunidades, o início do ano letivo também representa um mar de possibilidades.

A novidade que cerca todo o início do ano letivo ocorre tanto nas escolas infantis quanto nos demais níveis, chegando aos cursos superiores e é ainda maior para aqueles que vão cursar uma universidade.

Afinal, o fato de ter que oferecer, de forma indissociada, ensino, pesquisa e extensão, o chamado tripé acadêmico, faz com as universidades ofereçam mais possibilidades de aprendizagem do que as demais instituições de ensino superior.

No caso da Unimar, essa oferta é ainda mais ampla pois, além do tripé acadêmico, temos um quarto elemento que é a responsabilidade social.

Assim, um aluno do primeiro ano, de todos os cursos de graduação, além das aulas nas quais são utilizados os mais modernos modelos e equipamentos destinados à docência, também tem acesso a importantes pesquisas que permitem retroalimentar as práticas de ensino, gerando um círculo virtuoso.

Completando o tripé, o aluno também tem a possibilidade de participar de importantes projetos de extensão, todos eles multi e interdisciplinares, como o Projeto Amor de Criança, que atende crianças e adolescentes com paralisia cerebral, e o Centro Interdisciplinar em Diabetes (Cenid), que atende jovens e crianças com diabetes.

Essa adoção do tripé acadêmico, além disso, tem os olhos voltados para a sociedade e visa gerar um conhecimento pluriversitário, segundo as palavras de Boaventura de Sousa Santos. Um conhecimento pluriversitário é aquele que visa atender demandas e responder problemas da sociedade, diferenciando-se do conhecimento simplesmente universitário que tem como objetivo atender apenas a demandas internas da universidade.

Essa busca pelo conhecimento pluriversitário, no caso da Unimar, é complementada pela plena atenção à responsabilidade social, voltada a trazer benefícios para toda a comunidade da região. Isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia, na qual a Unimar e o Hospital Universitário somaram esforço com o Poder Público para primeiro enfrentar a Covid-19, adotando medidas para prestar atendimento médico e psicológico para as vítimas da famigerada doença e seus parentes. Na sequência, a Unimar não mediu esforços para colaborar com a imunização das pessoas, disponibilizando toda a sua estrutura, alunos, professores e funcionários para realizar a vacinação.

Foram dois anos de muita luta e o começo de um novo ano letivo sempre trás os auspícios de dias melhores.

Particularmente espero que não tenhamos que enfrentar outra pandemia como a Covid-19, mas tenham certeza de que a Unimar continuará a estar do lado dos moradores de Marília e região para ajudar a superar todo e qualquer desafio que surgir.

Ainda, gostaria de desejar boas-vindas aos nossos novos alunos! Que vocês possam tal qual os que os antecederam aproveitar a vida acadêmica para se tornarem cidadãos e profissionais exemplares.

Por fim, gostaria de desejar boa sorte para os nossos egressos, que suas formaturas, que ocorrerão nos meses de fevereiro e março, sejam o início de uma carreira marcada por imenso sucesso. Aproveitem o conhecimento que receberam e mudem o mundo para torná-lo um lugar cada vez melhor.

Sucesso aos que chegam e aos que partem!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região
  • 2
    Homem em situação de rua, que recebia ajuda, trai a confiança, assalta e agride benfeitor
  • 3
    Réu por assassinato em praça pública terá perícia sobre saúde mental e uso de drogas
  • 4
    Mototaxista é preso por tráfico de drogas durante abordagem na João Ramalho

Escolhas do editor

PODER LEGISLATIVO
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetosCâmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
ANÁLISE
Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motosAcesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos
Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos
EFEITO IMEDIATO
Prefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da CâmaraPrefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da Câmara
Prefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da Câmara
CRUZÁLIA
Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na regiãoAcidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região
Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região

Últimas notícias

SUS realiza mutirão com mais de 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
Idosa de 74 anos perde R$ 116 mil em golpe e revela ‘estelionato emocional’
Hugo Motta defende servidora alvo da PF em investigação sobre emendas

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie