Colunas

Hackaton na Unimar: uma oportunidade para nossa cidade!

Quando a pandemia de Covid-19 exigiu os esforços concentrados de todos, imediatamente o Hospital Beneficente Unimar (HBU) se colocou à disposição para ser o hospital de referência para os moradores de Marília e, neste momento, as pesquisas e investimentos em inovação realizadas tanto pelo hospital quanto pela Unimar fizeram a diferença.

A própria pandemia foi um dos objetos de estudo, pois novas e importantes pesquisas foram realizadas, permitindo o aperfeiçoamento constante no tratamento dos pacientes e o enfrentamento da doença.

Essa, provavelmente, é uma das principais lições da pandemia: a melhor forma de enfrentar os desafios atuais do mundo é por meio do uso da tecnologia, de forma inovadora.

Agora, a partir de uma parceria entre instituições de ensino, institutos de inovação e empresas públicas e privadas, Marília terá a oportunidade de sediar um dos mais importantes eventos de tecnologia do país: o HackHealthTech 2021.

A Unimar é a sede deste evento em Marília, que tem como objetivo estimular e fomentar o desenvolvimento de inovações e startups na área da saúde. Um Hackathon é uma maratona de conhecimento, integração, desempenho, otimismo e aprendizado, que, neste caso, poderá ser desenvolvido em ambiente virtual ou também na biblioteca do Campus Universitário da Unimar.

A primeira fase do evento ocorreu no dia 9 de outubro, num seminário no qual as instituições participantes apresentaram as suas “dores”, ou seja, problemas e desafios considerados como oportunidades para a apresentação de soluções de base tecnológica. Esse seminário foi gravado e está disponível na página da Unimar no YouTube.

Contudo, importante destacar que se trata de um evento de inovação aberta, ou seja, os participantes poderão participar soluções tecnológicas não apenas para os problemas ou desafios apresentados, mas também propostas de inovação na área da saúde.

A segunda fase do evento ocorrerá nos dias 07 e 08 de novembro, simultaneamente na Unimar, em Marília, no Leiria Startup, hub de inovação ligado à Universidade Politécnico de Leiria, em Portugal, e em ambiente virtual. Essa é uma das novidades do evento, pois as equipes poderão participar de forma presencial ou on-line.

Após essa fase, as equipes deverão apresentar as suas propostas, num vídeo de cinco minutos, utilizando-se de uma linguagem clara, compreensível e inspiradora. Ao final, as três equipes que apresentarem as melhores soluções para problemas na área da saúde serão premiadas.

Importante deixar claro que o HackHealthTech 2021é um evento aberto não apenas à comunidade acadêmica, mas à toda a sociedade, dele podendo participar equipes compostas por membros do Brasil ou do estrangeiro.

A expectativa é que as soluções inovadoras apresentadas durante o evento permitam o desenvolvimento de produtos de base tecnológica aptos a solucionarem problemas na área da saúde e passíveis de serem explorados comercialmente por meio de startups.

Com isso, não apenas a Unimar e o HBU, mas toda a sociedade, estarão cada dia mais preparadas para enfrentar os desafios na área da saúde, com inovação e tecnologia,  características que há muito foram incorporadas ao Ecossistema da Unimar.

Fernanda Serva

Fernanda Mesquita Serva é pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar

Recent Posts

Capotamento de ônibus que levava romeiros deixa 15 mortos em Alagoas

Acidente com ônibus que transportava romeiros deixou ao menos 15 mortos em Alagoas (Foto: Ascom/CBMAL)…

12 minutos ago

Cultura anula edital da Aldir Blanc após parecer jurídico contrário

Anulação de chamamento público adia processo de seleção de projetos teatrais e de outras linguagens…

1 hora ago

Ministério da Educação renova reconhecimento de cursos da Unimar e Univem

Curso de Medicina Veterinária da Unimar foi um dos tiveram reconhecimento renovado pelo MEC (Foto:…

2 horas ago

Homem acusa a companheira de trocar fotos íntimas, arremessa copo e acaba preso

Um homem de 24 anos foi preso em flagrante na noite desta segunda-feira (2), acusado…

3 horas ago

Marília fecha 2025 com mais de 71,4 mil postos de trabalho formal

Marília fecha 2025 com saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada (Foto: Reprodução)…

3 horas ago

Pedestres acionam a PM e salvam professora de agressões em via pública

A atitude de pessoas que estavam na avenida João Ramalho, na zona sul, e testemunharam…

4 horas ago

This website uses cookies.