Feriado de carnaval movimenta comércio de Marília
Não é só o Terminal Rodoviário de Marília que fica mais movimentado que o normal por conta do feriado de carnaval, inclusive com o reforço em algumas linhas de ônibus. Enquanto muitos estão saindo de viagem, outros estão chegando.
De acordo com o superintendente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), José Augusto Gomes, o Guto, muita gente acaba vindo para o interior de São Paulo por conta da folga.
“Não só Marília, mas a região toda recebe bastante gente que vem visitar amigos e familiares. As lojas recebem mais movimento com isso. Nosso município atrai esse público por ser um polo regional”, comenta.
Outro ponto importante é a data do carnaval este ano, segundo Guto. “Coincide com a semana de pagamento de salário, o que é muito bom. Mas de modo geral os feriados que emendam o final de semana são bons para o comércio local”.
Neste sábado (1) as lojas abrem até 17h e na segunda-feira (4) o horário é normal. Já no feriado de terça-feira (5) o comércio fecha. Na quarta-feira (6) de cinzas a abertura é depois das 12h.
Positivo
Para alguns setores da economia local o feriado de carnaval tem se demonstrado uma das melhores épocas do ano.
Em uma loja especializada em artigos e enfeites para festas, eventos e fantasias, as vendas crescem até 30% em comparação com outras datas.
De acordo com o comerciante Antônio Carlos Trinca Júnior, “os marilienses estão animados este ano, com bastante festa”.
A procura pelos produtos vendidos ali, de acordo com o empresário, está bem maior do que no ano passado, quando foi “meio fraco”.
Além de adereços para se fantasiar e acessórios, a busca dos clientes tem sido principalmente pelos clássicos confete e serpentina, além dos frascos de espuma, buzina e tinta de cabelo.
Para uma empresa mariliense que comercializa ingressos para festas pela internet, o período de carnaval também representa aumento no volume de vendas.
“Atualmente estamos vendendo ingressos para cerca de 70 festas no interior de São Paulo, Paraná, Minas Gerais. Houve um crescimento de aproximadamente 15% em comparação com o ano passado”, afirma o diretor Jeferson Zandonadi.
Negativo
No entanto, nem todo tipo de comércio se beneficia do feriado. É o que afirma o presidente do Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Sim de Marília (Sinhoeres), Sinval Gruppo.
Ele tem a impressão de que a quantidade de turistas que saem da cidade é maior do que a que chega. “E quem vem para Marília neste período não fica em hotel, mas na casa de parentes”, afirma.
Segundo Sinval, a expectativa é de baixa procura pelo setor hoteleiro na cidade nos próximos dias.
“Nos bares e restaurantes também o que esperamos é mais movimentos somente naqueles em que já existe uma programação de carnaval, normalmente mais tradicional”, diz.
O presidente do Sinhores explica que normalmente o público acaba optando por buscar festas e programações de carnaval no período.