Famílias de pacientes com câncer promovem campanha
Mariana, Viviana, Roberto, Felipe e Viviane são pessoas comuns, mas junto com outros familiares viraram modelos para divulgar na região a campanha McDia Feliz, coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald.
As duas crianças e os pais foram escolhidos no ambulatório de oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Marília e participaram de ensaios fotográficos na empresa Foto 1 Hora, apoiadora da campanha. Nas próximas semanas, eles serão vistos nas redes sociais, anúncios de jornais, folhetos, outdoors, banners e faixas.
A campanha é coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald. Em Marília, é realizada desde o ano 2000, contribuindo para estruturar o atendimento oncopediátrico do hospital, além de apoiar entidades como o Gacch (Grupo de Apoio a Criança com Câncer e Hemopatias).
Quando a filha tinha apenas dois anos, Viviana Campoy, moradora em Pompéia (25 km de Marília), foi assaltada pela notícia: a pequena Mariana sofria com leucemia linfoide aguda, uma variedade agressiva de câncer no sangue. Foram mais de oito meses de quimioterapia e muita angústia. “Ela sempre demostrou uma vontade muito grande de viver. Mesmo com o tratamento e os efeitos colaterais, na maior parte do tempo sempre foi uma criança cheia de alegria. Isso nos deu muita força para lutar”, disse a mãe.
Situação semelhante viveu a família Toalhares. Roberto e Viviane, comerciantes na cidade de Ourinhos (110 km de Marília), estão na reta final da luta contra a leucemia, que acometeu o filho, Felipe (12 anos). “Foi uma grande satisfação para nós receber esse convite e participar dessa campanha. Não temos profissionais de saúde na Santa Casa de Marília, temos anjos que tem nos ajudado muito a passar por esse desafio”, disse Roberto Lima, pai de Felipe.
A proposta de convidar, como famílias embaixadores, pais e mães que vivenciaram a experiência de lutar contra a doença infantojuvenil surgiu no ano passado. Lindinalva Fiorini Barbosa e Antônio Augusto Ortolan (pais de Lara e da ex-paciente Lorrayne, 11 anos) abraçaram a campanha em Marília e foram destaque nacional no site do Instituto Ronald McDonald, clicados pelo fotógrafo Danilo Yde.
A parceria deste ano foi com o Foto 1 Hora, empresa instalada na rua Coronel Galdino, no centro de Marília. A empresária Ilma Maria Aires de Lucena, diretora do estúdio, conta que os ensaios sensibilizaram a todos. “A garra destas famílias é um exemplo para todos nós. Muito lindo o que eles estão fazendo. Minha equipe e eu estamos muito felizes por poder participar”, disse.
A fotógrafa Juliana Maura, autora do ensaio, compartilhou o álbum postado pela Santa Casa de Marília em seu perfil na rede social Facebook, com o texto: “Com muito orgulho… e… um prazer inigualável, fiz essas fotos com todo carinho”. Apoiaram a produção das fotos a atendente Elen Siqueira dos Santos e a fotógrafa Sílvia Regina de Lima Pereira. O ensaios completos podem ser conferidos em álbuns publicados pela Santa Casa, pelo link www.facebook.com/santacasa.marilia
Como participar – O McDia Feliz deste ano acontece em 30 de agosto (sábado). Nesta data, os valores obtidos com a venda do Big Mac® serão revertidos (descontados impostos) para projetos que promovem a cura do câncer infantojuvenil. Os tíquetes que serão trocados pelo sanduíche podem ser adquiridos pelo custo de R$ 13. As camisetas custam R$ 20 e também já estão à disposição.
Pessoas jurídicas também podem ajudar como apoiadores, para a confecção de camisetas, ou aderindo ao “Programa Adote”, que beneficia entidades carentes de Marília e região no McDia Feliz. Basta entrar em contato com o RH da Santa Casa (ramal 5654).