Família apela por doação do tipo O- para paciente
Familiares e amigos de Euclides Maldonado recorreram às redes sociais para um apelo. Com baixo estoque no Hemocentro de Marília e a necessidade de sangue O- para o paciente, o grupo pede a ajuda da população com doações.
“Qualquer tipo de sangue será válido, já que o banco de sangue está baixo”, diz o cartaz divulgado.
Nas redes sociais do Hemocentro, também foi publicado alerta nesta quinta-feira (5), que informa sobre a necessidade dos tipos sanguíneos A-, B-, AB- e O- (o tipo de Euclides) com urgência.
Os estoques começaram a semana em baixa. Na segunda-feira (2), não havia nenhuma bolsa do tipo B- em estoque. O ideal seriam pelo menos seis.
Os tipos AB-, O+ e O- estavam em alerta, com cerca de 30% do necessário. Apenas o tipo A+ estava dentro da margem ideal (os demais abaixo da meta).
Os períodos de festas e férias escolares são momentos historicamente críticos para os estoques, quando caem os volumes de doação e é registrado aumento na demanda, por conta dos acidentes.
O Hemocentro de Marília fica na rua Lourival Freire, 240. Mais informações pelo telefone (14) 3434-2541.
QUEM PODE DOAR
Para doar sangue, é necessário preencher alguns requisitos.
Veja abaixo:
- ter entre 16 e 69 anos (lembrando que se você tem 16 e 17 deve estar acompanhado de um responsável);
- pesar mais de 55 quilos;
- os homens podem doar a cada 60 dias, com o máximo de quatro doações por ano;
- as mulheres podem doar a cada 90 dias, com um máximo de três doações por ano;
- não há necessidade de jejum, mas deve-se evitar alimentos gordurosos e, caso sua refeição seja abundante, aguarde até horas para realizar a doação.