MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 06 maio. 2020

Famema define retorno de aulas por meio de EAD

por Leonardo Moreno

A Famema (Faculdade de Medicina de Marília) definiu o retorno das atividades acadêmicas na Instituição por meio de recursos de tecnologia de informação e de comunicação (TICs).

A estratégia de retomada das atividades leva em consideração o Projeto Pedagógico dos cursos de Medicina e de Enfermagem da Famema, para o período de emergência da Covid-19.

O cronograma de desenvolvimento das atividades pelas TICs começa nesta quarta-feira, dia 6 de maio, com o quarto ano do curso de Medicina; a partir de 11 de maio, será a vez do primeiro ano dos cursos de Medicina e de Enfermagem, assim como também o terceiro ano do curso de Medicina; já no dia 12 de maio, início para o segundo ano dos cursos de Medicina e Enfermagem.

As atividades acadêmicas serão retomadas na Famema utilizando as TICs no formato teórico-cognitivas constantes nas estruturas curriculares dos cursos de Medicina e de Enfermagem, de acordo com o contido no Projeto Pedagógico dos cursos de graduação na vigência do período emergencial da pandemia da Covid-19.

Já as atividades de aprendizagem supervisionada em serviço, as práticas profissionais em estágios e atividades em laboratórios dos cursos de Medicina e Enfermagem continuam suspensas e serão retomadas após o término do período em que se instala a situação de emergência pela pandemia da Covid-19.

Portaria (Nº 045/2020) nesse sentido foi assinada pelo Diretor Geral da Famema, Prof. Dr. Valdeir Fagundes de Queiroz e publicada nesta terça-feira, dia 05 de maio, que determina o retorno das atividades acadêmicas na Instituição por meio de recursos de tecnologia de informação e de comunicação.

A Famema, dando continuidade em suas propostas para início das atividades teórico-cognitivas, através do EAD (Ensino à Distânca), teve a preocupação de saber se os estudantes tinham condições de participar destas atividades no local onde se encontram durante a quarentena.

Diretores, assistentes técnicos, profissionais do Núcleo Técnico de Informação (NTI) e estudantes representantes das séries (1ª a 4ª série do curso de Medicina) e (1ª e 2ª série do curso de Enfermagem) elaboraram um questionário que foi encaminhado para todos os acadêmicos, com questionamentos referentes às condições sócio-econômicas e disponibilidade dos equipamentos necessários disponíveis para efetivação do desenvolvimento das atividades.

Os questionários foram devolvidos e foi feita a tabulação das respostas dadas pelos estudantes. Tendo obtido um resultado satisfatório, a Famema dará início gradativamente às atividades, podendo afirmar que todos os estudantes estarão participando.

De 396 estudantes, 395 responderam o questionário – 94,68% afirmaram ter as condições mínimas necessárias para a implantação provisória do EaD para a UES – Unidade Educacional Sistematizada. E 5,06% disseram não ter as condições mínimas necessárias para a implantação provisória do EaD para a UES.

Os estudantes que não possuem equipamentos com os requisitos mínimos exigidos pelas TICs, poderão participar das atividades nas dependências da Unidade de Educação da Famema, onde estão sendo montados espaços adequados, respeitando com rigor as normas do isolamento social.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie