Famema retoma atividades para alunos do sexto ano de medicina
Desde o início do mês de agosto a Famema (Faculdade de Medicina de Marília) está realizando treinamentos e capacitações de docentes, estudantes e outros profissionais de saúde para a retomada das atividades do internato, inicialmente para o sexto ano do curso de medicina.
A Instituição está construindo novas possibilidades no enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus, inclusive com planejamento para também reiniciar as atividades para o quinto ano de medicina e quarta série de enfermagem no internato.
Nesta semana, os treinamentos presenciais são desenvolvidos antes da retomada efetiva nos ambientes hospitalares e ambulatoriais, com informações e orientações sobre uso correto de EPIs (equipamentos de proteção individual), paramentação e desparamentação.
“A instituição dedicou-se ao desenvolvimento de atividades aos estudantes de seus cursos de medicina e de enfermagem, seguindo a legislação e as medidas instituídas no Estado de São Paulo, sempre com a preocupação de manter processos de formação dentro das condições de segurança sanitária de seus acadêmicos, docentes e funcionários”, disse aos estudantes a diretora de graduação da Famema, professora Dra. Ieda Francischetti.
De acordo com Francischetti, “neste período de pandemia foi constituído o Comitê de Monitoramento da Covid-19 na Famema, assim como sala de situação, compartilhada com o HCFAMEMA”.
“Continuamos dialogando para a organização das medidas e condições necessárias para a proposição de retomada segura das atividades práticas para todos os estudantes do Internato”, concluiu.
O diretor geral da Famema, professor Dr. Valdeir Fagundes de Queiroz, reitera que a instituição priorizou a segurança e integridade de saúde de discentes, docentes e integrantes do corpo técnico-administrativo envolvidos no processo de ensino aprendizagem.
“Estamos atentos quanto aos mecanismos de segurança de todos os envolvidos na retomada das atividades do internato para o sexto ano de medicina. A mesma organização será oferecida para o quinto ano médico e quarto ano de enfermagem, assim que definidas as datas de retorno. Reiteramos nossos esforços e solidariedade no enfrentamento deste momento difícil de readaptações e perdas, mas ressaltamos que o processo de superação tem nos feito mais sensíveis, oportunizando ferramentas inovadoras de trabalho, que certamente permanecerão e contribuirão para a construção da aprendizagem e melhoria da qualidade do cuidado em saúde”, pontuou Queiroz.
Para o sexto ano do curso de medicina, o reinício dos estágios será na próxima segunda-feira, dia 17 de agosto.