MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 29 ago. 2017

Famema realiza ação de conscientização no Terminal

por Marília Notícia

Estudantes e docentes da Famema abordaram a população para demonstrar as primeiras medidas para identificar uma parada cardíaca (Foto: Divulgação)

A Faculdade de Medicina de Marília (Famema) realizou nesta terça-feira, 29 de agosto, ação de conscientização, no Terminal Rodoviário Urbano, referente ao Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar (RCP).

Entre 9h e 16h, estudantes e docentes da Famema abordaram a população para demonstrar as primeiras medidas para identificar uma parada cardíaca.

A ação tem o apoio nacional da ABRAMEDE – Associação Brasileira de Medicina de Emergência que divulga números preocupantes, a cada 100 pessoas que sofrem parada cardíaca, 90 morrem antes de chegar ao hospital.

“Nosso objetivo é mostrar que é possível mudar essas estatísticas. Nesta ação, estamos demonstrando os procedimentos que devem ser feitos diante de uma parada cardiorrespiratória. Esse é o nosso compromisso com a população”, disse o Dr. Renato Augusto Tambelli, coordenador da Unidade Urgência e Emergência do Hospital das Clínicas e um dos coordenadores do Projeto Alfa da Famema.

(Foto: Divulgação)

As orientações básicas são divididas em três passos.

1º – Reconheça a parada. Diante de uma pessoa inconsciente, chame-a vigorosamente. Se não responder, nem respirar, é uma possível parada cardiorrespiratória.

2º – Chame ajuda. Acione o serviço de emergência, como exemplo o SAMU pelo 192.

3º – Inicie a RCP. Mãos no centro do tórax. Deixe os braços esticados, ombros em cima da mão e dedos cruzados. Comprima com o peso do seu corpo. Comprima profundo e rápido. A RCP promove o bombeamento do sangue substituindo a função do coração até o retorno da circulação espontânea.

O auxiliar Luiz Antônio Lucas aprovou a ação. “Eu não costumo parar quando me entregam panfletos. Estou no horário do almoço e não tenho muito tempo. Mas parei, ouvi e aprendi a fazer os movimentos. Isso tudo é muito válido, A gente nunca sabe quando vai poder usar, mas se precisar, pode ajudar”, comentou.

“Em países como a Suécia, informação e conscientização reverteram números de paradas cardiorrespiratórias por ação da população leiga. No Brasil, apenas 2% das pessoas com parada cardiorrespiratória sobrevivem. É pouco. Precisamos de mais ações como essa. Vamos expandir para a população”, enfatizou o Dr. Renato Augusto Tambelli.

(Foto: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    PRF amplia interdição e fecha totalmente trecho da BR-153 em Marília
  • 2
    DIG de Marília prende acusado de matar homem em estrada rural de Nóbrega
  • 3
    Polícia investiga sequestro de idosa e extorsão de quase R$ 50 mil
  • 4
    Acostamento cede e provoca interdição parcial na BR-153 em Marília

Escolhas do editor

RODOVIAS
BR-153 segue interditada em Marília e não tem previsão de liberaçãoBR-153 segue interditada em Marília e não tem previsão de liberação
BR-153 segue interditada em Marília e não tem previsão de liberação
ZONA NORTE
Justiça recebe denúncia por homicídio, mas nega pedido para prender suposto mandanteJustiça recebe denúncia por homicídio, mas nega pedido para prender suposto mandante
Justiça recebe denúncia por homicídio, mas nega pedido para prender suposto mandante
TRABALHO
Marília terá mutirão de empregos com 150 vagas e atendimento a PCDsMarília terá mutirão de empregos com 150 vagas e atendimento a PCDs
Marília terá mutirão de empregos com 150 vagas e atendimento a PCDs
ORDEM DO DIA
Câmara de Marília vota sete projetos em sessão nesta segunda-feiraCâmara de Marília vota sete projetos em sessão nesta segunda-feira
Câmara de Marília vota sete projetos em sessão nesta segunda-feira

Últimas notícias

Marília recebe kits com equipamentos para modernizar postos de saúde
Mesatenistas de Marília conquistam medalhas no Brasil e no Sul-Americano
Pista de cooper da Pedro de Toledo recebe melhorias e nova iluminação
Emdurb demarca pontos e prepara linha de ônibus no bairro Santa Madalena

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie