Famema muda atendimento após confusão no HMI
A Direção da Famema emitiu hoje (15) um comunicado à população de Marília e região sobre o atendimento para urgência e emergência dos prontos socorros do Hospital das Clínicas e do Hospital Materno Infantil.
Os atendimentos dos Prontos Socorros dos Hospitais das Clínicas (HC I) e Materno-Infantil (HC II) serão feitos exclusivamente a pacientes referenciados pelo SAMU ou Resgate (quando do município de Marília), pela CROSS e com contato prévio do médico ou profissional de saúde indicado pelos Secretários de Saúde dos outros municípios da região.
Essa medida terá início a partir das 7h do dia 17 de abril (próxima sexta) no Hospital Materno-Infantil e às 7h do dia 24 de abril no Hospital das Clínicas. Os outros pacientes deverão ser atendidos pelas unidades de Pronto Atendimento do município (PA Sul e Norte).
Segundo a diretoria da Famema, “tal medida é para garantir a qualidade do atendimento aos pacientes em regime de urgência/emergência e resguardar a segurança do quadro de colaboradores de nossa Instituição”.
A instituição afirma que a situação nos hospitais atingiu o seu limite em relação à capacidade de atendimento, devido ao excesso de demanda. O texto divulgado ainda diz que esses atendimentos não são obrigação da Famema e responsabiliza a Prefeitura pela situação, já que o caos que se viu nas últimas semanas é provocado pelo fechamento de alguns Serviços de Pronto Atendimento dos municípios no período noturno, ficando os Prontos Socorros da Famema como a única opção.
A decisão vem logo após uma confusão e briga que ocorreu na última segunda-feira (13) no Hospital Materno-Infantil. Pacientes ficaram indignados com a falta de atenção de funcionários e a demora no atendimento, iniciando assim uma briga. Internautas acusaram um funcionário, do HMI, que não foi identificado, de agredir um senhor de idade, que acabou passando mal. Já o hospital diz que dois funcionários foram agredidos [leia a matéria completa e assista ao vídeo aqui].