Famema avança com processos seletivos e nega mais demissões
Publicação de série de editais para contratação de docentes – por meio de processo seletivo simplificado – foi recebida com desconfiança pela comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina de Marília (Famema).
No início deste mês, seis professores contratados por tempo indeterminado foram demitidos. Os novos contratados terão prazo de um ano. Críticos apontam desvalorização do corpo docente, com risco ao ensino e desmonte do projeto pedagógico.
O perfil @mobilizafamema alerta para o que considera “Famema em risco” e tem mobilizado as redes socais. Em uma das gravações, a médica e docente Maria Cecilia de La Torre diferencia concurso dos processos de admissão, com inscrições abertas ou já em andamento.
A postagem denuncia que os salários ofertados estariam defasados desde 2008 e os novos admitidos não terão planos de carreira docente. Haveria ainda previsão de demissão de 50 funcionários, segundo a postagem.
Ver essa foto no Instagram
Foram publicados 14 editais, com uma vaga cada, com prazo final de inscrições para os dias 28 e 29 de dezembro. Outros cinco editais já tiveram prazo de inscrições encerrado.
A reportagem do Marília Notícia questionou a Famema sobre o número de interessados inscritos para os processos seletivos simplificados e novas demissões.
A instituição nega que haja planejamento para mais cortes e informa que os dados sobre o número de inscritos deve ser divulgado nesta quarta-feira (22).
OUTRO LADO
Sobre as críticas que apontam a precarização, a direção da Famema se manifesta através de uma nota, que segue abaixo:
“O objetivo da Famema sempre foi a contratação de funcionários por concurso público.
No final de 2019, o Governo do Estado autorizou a abertura de concurso público para a contratação de docentes.
Em virtude da pandemia da Covid-19, lei federal (Lei Complementar 173/2020) suspendeu a realização de concurso público em todo território nacional.
Em 2021, o Governo do Estado autorizou a realização de processos seletivos em caráter emergencial para a contratação de professores para a Famema, até que seja possível a realização do concurso público.
Os editais completos para o processo seletivo simplificado estão disponíveis no site da instituição.”