Fake news usa MN para difamar assessor da Prefeitura
Uma montagem contendo informações falsas, utilizando o nome do Marília Notícia, vem sendo compartilhada em grupos de WhatsApp na cidade.
Trata-se de uma ‘fake news’ afirmando que o assessor de Governo municipal, Alysson Alex, “será exonerado após brigar com vereador na madrugada”.
Apesar da manipulação valer-se da logo e identidade visual do MN, a imagem divulgada apresenta diversos erros gramaticais e foi, inclusive, compartilhada por um ex-deputado mariliense.
Já no título da suposta reportagem, “Alysson Alex, será exonerado após brigar com vereador na madrugada”, é possível verificar uma vírgula aplicada incorretamente após o nome de Alysson, separando o sujeito do predicado.
O mesmo erro se repete no texto de descrição da falsa publicação quando a pessoa propagadora de informações irreais escreve “Prefeito, deve exonerar assessor Alysson, que sob efeito de álcool e drogas promover briga durante a madrugada com o vereador Junior Fefin…”, também com a conjugação errada do verbo destacado.
A presença das diversas falhas no uso da língua portuguesa é um dos aspectos comuns nas já famosas fake news.
A criação e propagação das mesmas podem ser enquadradas em crimes, dependendo do tipo de conteúdo que está sendo veiculado.