Fake news gera correria a mercados e postos de combustíveis
Um áudio sem identificação, que sequer menciona nome de cidade e fala em lockdown no próximo final de semana, está gerando desinformação e correria em vários municípios, inclusive em Marília.
Segundo a Prefeitura, há relatos de movimento excessivo em supermercados e postos de combustíveis, atribuído ao suposto aperto das regras, para reduzir a circulação.
“No áudio uma pessoa informa que supermercados e postos de combustíveis vão fechar no final de semana. A Prefeitura orienta a todos que não acreditem em áudios, fotos e links de sites desconhecidos que são compartilhados em grupos de WhatsApp à revelia, sem fontes confiáveis”, diz nota oficial.
O mesmo áudio fez os setores de comunicação de várias prefeituras, na região, emitirem alertas desde o período da manhã.
Vale lembrar que o estado de lockdown foi decretado, de forma pontual, por algumas cidades de São Paulo (minoria absoluta), como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Lins, incluindo a microrregião.
A região de Tupã terá aumento de restrições na circulação de pessoas, com atendimento dos serviços essenciais apenas em delivery, incluindo supermercados. Porém, postos de combustíveis atenderão normalmente.