Faixa etária dos mortos por Covid-19 cai em Marília
Dados oficiais da Covid-19 divulgados pelo Governo do Estado de São Paulo mostram que aumentou o número – e a proporção – de mortes de pessoas mais novas pela doença em comparação com os óbitos de idosos.
Em Marília, por exemplo, foi de 66,3 anos a média de idade dos pacientes que morreram por infecção do novo coronavírus com início dos sintomas em março.
Já os pacientes que tiveram início dos sintomas em fevereiro e acabaram morrendo registraram média de idade de 71,3 anos.
Entre os pacientes que morreram após início dos sintomas em janeiro deste ano a média de idade foi de 69,2 anos – número muito próximo da média de idade dos pacientes que foram a óbito e tiveram início dos sintomas no ano passado, 69,5 anos.
Em algumas localidades a vacinação contra a Covid-19 tem derrubado a morte de pacientes com idade mais avançada, público prioritário das campanhas de vacinação.
Por outro lado, existem indícios de que as novas cepas do novo coronavírus têm levado pacientes mais novos à morte. Apenas estudos mais aprofundados podem dar respostas sobre a questão.
Em Marília, apesar de todas as suspeitas, ainda não teria sido feita a comprovação de novas cepas – já constatadas em diversas cidades do interior.
Entre os mortos em Marília, no entanto, é importante observar que entre aqueles com início dos sintomas da Covid-19 em março, não há ninguém com mais de 90 anos. Por outro lado, constam seis óbitos de pessoas com menos de 60 anos – o equivalente a 37% das mortes entre os que iniciaram sintomas neste mês.
Já em relação às vítimas fatais da Covid-19 em Marília que iniciaram os sintomas em janeiro deste ano, mais de 10% tinham acima de 90 anos. Já os pacientes com menos de 60 anos eram equivalentes a 26% dos óbitos.