Fábrica da Yoki é reaberta por outro grupo em Marília

Inicialmente a empresa vai gerar 50 empregos na cidade.
Uma coletiva de imprensa ocorrida na tarde de hoje, dia 16, anunciou a vinda da empresa Brumau para a cidade de Marília.
Com quase 30 anos de existência na extração de óleo vegetal e beneficiamento de amendoim, a empresa se instala em Marília e gerará á longo prazo mais de 350 empregos. A sede vai ficar instalada na antiga fabrica da Yoki, na zona Norte.
Inicialmente a empresa vai gerar 50 empregos na cidade para beneficiamento de grãos de amendoim.
“A fabrica tem que iniciar as atividades em poucos dias e operar efetivamente em no máximo três meses. A Brumau vai produzir em Marília grãos limpos e tratados de amendoim para exportação, mercado interno de produtos alimentícios e os chamados resíduos, grãos de baixa qualidade, para produção de óleo”, disse Gilberto Salgado Martani, proprietário da empresa.
Além do presidente do grupo participaram da coletiva o Diretor Industrial, Bruno Grandizoli, o secretário municipal da Indústria e Comércio, Cássio Luiz Pinto Junior que representou o prefeito Daniel Alonso que está em viagem para São Paulo, o vereador e presidente da Câmara Municipal Delegado Wilson Damasceno e o vereador Evandro Galetti.
A negociação para a compra da fábrica começou há 60 dias diretamente com a General Mills, grupo multinacional que comprou a Yoki e fechou a fábrica de Marília no ano passado.
O valor a transação não foi divulgado. As primeiras 50 contratações estão encaminhadas e efetivadas pelo novo grupo que já se instalou nas dependências da fábrica.
Capacidade
A fábrica da Brumau em Marília terá capacidade para processar até 4,2 milhões de sacas de amendoim, o dobro da sede.
Um dos problemas apontados por essa primeira visita é a falta de silos para armazenamento. A fábrica tem capacidade para apenas 350 mil sacas.
“Em Catanduva temos capacidade para processar 2,2 milhões de sacas. Temos três silos de 600 mil sacas cada”, disse Gilberto.
O grupo vai reproduzir em Marília atividade que mantém na sede principal em Catanduva. A fábrica deve abastecer principalmente a unidade de Rancharia, onde vai ficar a produção de óleo.

Currículos para seleções futuras podem ser deixados na sede da empresa.
Empresa
A Brumau foi fundada em 1989 com produção em Bariri e Itápolis. Logo após transferiu sua sede para Catanduva em 2004 e hoje mantém unidades também em Taquaritinga, Tupã e Rancharia. As unidades do grupo ficam nas cidades de Catanduva, Taquaritinga, Rancharia, Monte Alto e Palmares Paulista, todas no estado de São Paulo. Seu quadro atual é de 380 empregados e atua em todos os segmentos do amendoim, sendo assim a líder no mercado.
A fábrica mariliense vai receber amendoim da lavoura, sujo e úmido, promover limpeza, secagem, debulhar para retirada de casca e “blanchear”, que é a retirada de casca dos grãos. A intenção do grupo é comprar amendoim de produtores locais e regionais. “A escolha da cidade de Marília foi pelo seu desenvolvimento e também pela localização. Temos na região importantes produtores de amendoins”, disse Gilberto.
Ao longo dos anos a intenção do grupo é expandir as atividades, inclusive instalando em Marília uma fabrica de doces de amendoins. Outra ideia do proprietário é gerar biomassa para geração de energia autossuficiente para a fábrica.
A sede da fábrica fica na avenida Yusaburo Sasazaki, nº1600, no Distrito Industrial. Currículos para seleções futuras podem ser deixados na sede da empresa no mesmo endereço.

Coletiva de imprensa ocorrida na tarde de hoje.