Exposições e shows marcam o Festival de Cinema de Marília 2024
O Festival de Cinema de Marília 2024 acontece até domingo (15) com ampla programação. Nesta edição, o evento ganhou ainda mais relevância com a presença de criadores de diferentes áreas artísticas do cenário cultural mariliense, promovendo uma atmosfera única à iniciativa.
Entre os destaques das exposições está João Astaque. O escritor e produtor editorial traz ao festival uma imersão literária através de seu livro “O lado mais frio da cidade é o esquerdo do meu peito”. Trata-se de uma coleção de crônicas que explora temas como trabalho, racismo e relações humanas.
O multiartista indígena Lyryca promove uma reconexão com as memórias ancestrais e as histórias apagadas pela colonização por meio do projeto Lyryca.mente. Residente em Marília há mais de 10 anos, Lyryca se inspira em sua mãe, Maria Elisa, para lutar pelos direitos indígenas e preservar a cultura do território Kaingang e Guarani, que define a identidade de Marília.
EXPOSIÇÃO ‘CDHU’
O sociólogo e documentarista Marcelo Sampaio apresenta a exposição fotográfica “CDHU”, que documenta o impacto da possível demolição do conjunto habitacional Paulo Lúcio Nogueira, ainda de pé na zona sul.
As fotografias de Sampaio capturam a resistência e as emoções das famílias sob a ameaça de perderem suas casas, retratando a beleza e a vitalidade de uma comunidade que construiu laços profundos ao longo dos anos, em meio ao descaso do Poder Público.
Já Bruna Motta também marca presença com suas crônicas no livro “Várias Faces da Mesma Solidão”. A obra narra vivências de pessoas negras e gordas em relação ao afeto, trazendo à tona reflexões importantes sobre diversidade e inclusão social.
RAP, ROCK E POP
Além das exposições, a música também tem seu espaço garantido no evento, com shows que vão do rock ao hip-hop.
A banda O Mabeco leva ao palco suas composições autênticas, que exploram temas como resistência e transformação social. O grupo já dividiu cena com grandes nomes do rap nacional, como Racionais MC’s e Emicida.
No rock, a banda Cosmotel mistura influências do rock alternativo dos anos 1970 a 1990, criando um som original e envolvente. Formada em 2018, a banda Íngrime apresenta repertório autoral com letras que exploram as profundezas da psique humana.
Composta por quatro mulheres, a banda Gum Pop tem chamado a atenção do público mariliense com suas canções autorais e covers de grandes ícones da música pop, como Lady Gaga e Gloria Groove. Com uma presença de palco vibrante e empoderada, elas prometem trazer ainda mais energia ao festival.
Fechando a programação musical, a banda Griswolds propõe uma experiência audiovisual única, misturando o punk rock com projeções de cenas icônicas de filmes, criando um espetáculo que promete transportar o público a uma verdadeira viagem fílmica sonora.
FESTIVAL
Uma coprodução do Clube de Cinema de Marília e da produtora Cinegoria, o Festival é realizado por meio da seleção pública edital nº 14/2023 da Lei Paulo Gustavo Estadual – São Paulo, pela seleção pública edital nº 011/2023 – Audiovisual da Lei Paulo Gustavo Municipal de Marília e do programa de Difusão do APAA.
Mais informações sobre a programação e como participar das atividades, acesse o site oficial do evento [clique aqui] e o Instagram [clique aqui].