Exposição inédita ‘Sebastião Leme: o Fotógrafo que desafiou o tempo’ estreia neste sábado
Neste sábado (7), a Galeria de Artes no Complexo Cultural Braz Alécio recebe a exposição inédita “Sebastião Leme: O Fotógrafo que Desafiou o Tempo”, que permanecerá aberta ao público até fevereiro de 2024, com visitação gratuita.
A vernissage acontece às 16h, trazendo ao público uma coleção única de 53 fotografias de Sebastião Carvalho Leme (1918-2007), em uma mostra que destaca sua relevância artística e pioneirismo.
Sob a curadoria de Carlos Ebert, fotógrafo consagrado, e com produção da Nosso Quintal, a exposição faz parte do projeto contemplado pelo Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de São Paulo (ProAC 33/2023). O acervo foi minuciosamente digitalizado e restaurado a partir dos negativos originais, apresentando obras que se destacam pela originalidade e pelo pioneirismo de Leme, cuja trajetória abrange mais de seis décadas de atuação.
“Na era pré globalização/digitalização, artistas talentosos nas periferias do mundo todo, permaneciam desconhecidos do grande público. A mídia impressa, o rádio e o cinema fluíam das grandes metrópoles para o interior e o acesso a eles era caro e difícil. Sebastião Leme por sua criatividade, ousadia e sorte conseguiu romper essa barreira. Como fotógrafo de cena do filme Caiçara, inseriu seu trabalho no mainstream cinematográfico nacional e como inventor de um sistema de fotografia 360º chegou ao programa de TV de maior audiência na sua época. Não foi pouca coisa. Essa exposição marcará daqui para frente a posição desse artista e inventor no panorama global da fotografia. Missão cumprida”, disse o curador da exposição Carlos Ebert.
Entre os destaques da exposição estão imagens inéditas de marcos históricos brasileiros. Um dos principais atrativos é o registro dos bastidores do filme “Caiçara” (1950), em Ilhabela, que captou o olhar atento de Sebastião Leme durante seis meses de filmagens e apresenta a estreia da atriz Eliane Lage no cinema nacional.
Outra série significativa documenta a construção de Brasília, revelando imagens raras dos edifícios em construção, discursos históricos como o de Juscelino Kubitschek e cenas do cotidiano dos candangos, trabalhadores que moldaram a nova capital do país. Além disso, a exposição apresenta registros dos primeiros anos da cidade de Marília, terra natal de Leme e uma constante fonte de inspiração para seu trabalho.
Conforme Brunno Alexandre, diretor geral do projeto de digitalização da obra de Sebastião Leme, foram muitas etapas até chegar a conclusão da exposição, entre elas, a participação de estagiários do curso de arquivologia na higienização, catalogação e digitalização dos negativos originais. Na sequência, a curadoria do fotógrafo de Carlos Ebert selecionou as fotografias e posteriormente o tratamento e restauração das imagens escolhidas.
“Sebastião Leme é uma vanguarda para a fotografia paulista. Após dois filmes documentando sua trajetória, esta exposição é a oportunidade de revelar ao público o que há de mais relevante em sua obra artística”, ressalta Brunno Alexandre.
A exposição estará aberta para visitação às terças-feiras, das 9h às 17h, e aos sábados, das 13h às 17h, na Avenida Sampaio Vidal, 245.
EXIBIÇÃO
Para quem quiser mergulhar na obra de Sebastião Leme, será exibido gratuitamente às 14h, na Sala de projeção do CCM “Emílio Pedutti Filho” – o segundo andar do Complexo Cultural Braz Alécio, o filme ”Sebastião Leme, o Fotógrafo Inventor”, com direção do cineasta Rodrigo Grota.
A duração da sessão é de 80 minutos. É uma oportunidade para se aprofundar acerca da vida e obra do fotógrafo. Na sequência, conferir a vernissage da exposição.