Ex-presidentes da OAB Marília disputam cargo de conselheiros estaduais
Dois ex-presidentes da 31ª subseção de Marília da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e uma advogada criminalista disputam o cargo de conselheiros estaduais da OAB Seccional São Paulo. A eleição da ordem acontece no próximo dia 21.
Ambos os ex-presidentes estiveram à frente da OAB local por duas vezes consecutivas cada um: Marlucio Bomfim Trindade, nos triênios de 2016-2018 e 2019-2021, e Tayon Berlanga entre 2010-2012 e 2013-2015.
Marlucio, Tayon e a advogada Bruna Simeão apoiam a chapa 11 que disputa a OAB São Paulo encabeçada por Caio Augusto Silva dos Santos, que presidiu a entidade entre 2019 e 2021. Em Marília, o trio está com a chapa 2, cuja advogada Andrea Antico Soares é candidata à presidência.
“Pela primeira vez na história podemos ter três conselheiros de Marília”, afirmaram os ex-presidentes em entrevista ao Marília Notícia. “Nossa participação como gestores de ordem já findou. Agora, nos colocamos como candidatos do conselho estadual.”
Marlúcio Trindade é advogado formado pela Universidade de Marília (Unimar), pela qual graduou-se como mestre em Direito Empresarial. Ele é especializado em Direito Processual Civil pelo Univem. Tayon Berlanga é formado em Direito pelo Univem. Ele tem mestrado em Direito das Relações Privadas pela Unimar.
Bruna Simeão, por sua vez, é formado pelo Univem e em especialização Direito Privado. É advogada criminalista desde 2018, em ênfase de atuação em execução penal. Bruna é coordenadora da Associação Nacional da Advocacia Negra (Anan).
MOTIVAÇÕES
Os ex-presidentes afirmaram que a renovação nas duas gestões é necessária para que a advocacia possa “avançar novamente” em medidas “de interesse da sociedade como um todo e da própria categoria”.
“Houve um atraso com fechamento de salas de apoio para os advogados. Em Marília, encerraram a livraria. Nosso receio é que encerrem a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp)”, afirmaram.
Os ex-presidentes lamentaram a “falta de valorização às advogadas”. “Elas são maioria na advocacia em Marília”, citaram. “Por essas razões, nós nos levantamos nestas eleições, para que a OAB volte ao que era antes. Por mais que haja divergências políticas, a advocacia não pode ser afetada. Por isso, somos candidatos à mudança”, frisaram.
ELEIÇÕES DA OAB
As eleições da OAB-SP acontecem no dia 21 de novembro. Serão escolhidas as novas diretorias da seção paulista, das 257 subseções espalhadas pelo Estado, da Caasp e ainda os conselheiros estaduais e federais para o triênio 2025-2027.
A votação será online, entre às 9h e 17h, através de uma plataforma validada pelo conselho federal da OAB, “garantindo a segurança e a integridade do processo eleitoral”, segundo informa a OAB São Paulo.
A exemplo do cidadão nas urnas das eleições municipais de outubro, o voto é obrigatório para os advogados com mensalidades em dia, mas facultativo aos com 70 anos ou mais.