Estudantes oferecem café da manhã para coletores de lixo na zona Sul de Marília
Uma proposta de trabalho da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pingo de Gente, no Jardim Continental, zona Sul de Marília, promoveu um café da manhã para os coletores de lixo no último dia 21 de agosto.
O café foi oferecido pelos estudantes do Infantil 2, valorizando e agradecendo o trabalho dos profissionais que sempre passam pela escola.
A professora Bruna Mansano Henrique sempre percebeu a grande admiração das crianças pelo trabalho dos coletores. Sempre que escutam o som do caminhão se aproximando, interrompem suas atividades e correm para o alambrado demonstrar seu carinho.
Observando esse afeto genuíno, ela decidiu organizar um café da manhã especial, para expressar o respeito e valorização pelo trabalho dos profissionais da coleta do lixo. Antes disso, houve uma atividade prática, onde todos puderam refletir sobre a maneira correta de descartar objetos cortantes.
“As crianças compreenderam a importância do descarte adequado do lixo, para evitar riscos aos coletores. Os pequenos também escreveram uma carta de agradecimento, auxiliaram a professora na organização da mesa do café e criaram desenhos emocionantes para recebê-los. Os coletores foram recepcionados de maneira muito calorosa pelas crianças. Foi um momento muito emocionante”, conta a professora.
As crianças também aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre a destinação do lixo coletado e sobre o local em que ficam os caminhões quando o serviço termina. Um menino expressou o desejo de se tornar um coletor quando crescesse, recebendo palavras de encorajamento e sabedoria como resposta.
“Estude. Estude muito! Assim você poderá ser quem você quiser. Obedeça seus pais e a professora, pois eles te mostrarão o melhor caminho”, disse um coletor homenageado pelas crianças.
As crianças ainda demonstraram admiração pela força física que o trabalho exige, por correrem atrás do caminhão, tendo ainda que erguer sacos tão pesados.
Ao final do encontro, os coletores expressaram o sentimento de valorização com o gesto do café da manhã e agradeceram pelo trabalho de conscientização com as crianças sobre o descarte do lixo.