Estudantes já se preparam para edição 2022 do Enem
Fazer uma boa prova no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e garantir a tão sonhada vaga na universidade não é tarefa fácil. Requer planejamento, disciplina e dedicação.
E é assim que o estudante do terceiro ano do ensino médio, Pedro Nuno Molina, de 17 anos, pretende se destacar. Além da escola regular, ele ainda estuda duas horas e meia em casa todos os dias, e depois segue para o intensivo no cursinho, das 19h às 22h.
No ano passado, Pedro fez a prova na opção de treineiro, para saber como é e poder se planejar. “Fiz uma média de 450 pontos em cada área, mas foi complicado porque, por conta da pandemia, havíamos ficado praticamente dois anos sem estudar”, conta.
Para esse ano, a expectativa é conseguir entre 680 e 720 pontos para conquistar a vaga no curso de Medicina Veterinária, na Universidade de Marília (Unimar) ou na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu. E como estudante aplicado, sua inscrição para o Enem já está feita desde o primeiro dia.
INSCRIÇÕES TERMINAM NESTE SÁBADO
Para quem deixou para a última hora, as inscrições para o Enem 2022 terminam neste sábado (21). Os interessados em realizar a prova devem se inscrever pelo enem.inep.gov.br/participante, até as 23h59.
Em Marília, a média é de 3.800 inscrições a cada edição do exame – considerados os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de 2016 a 2020.
A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, deve ser paga até o dia 27 de maio. As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro de 2022.
Assim como nas edições anteriores, o Enem 2022 será constituído de quatro provas objetivas e uma redação. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha, totalizando 180 questões.