Estudantes da rede pública descobrem espaços interativos e literários na Biblioteca Municipal
A Biblioteca Pública Municipal João Mesquita Valença é um marco na administração do prefeito Daniel Alonso (PL). São 850 metros quadrados com muitas descobertas, títulos, oficinas de artes visuais, literárias, teatro e muito mais. Tudo acessível à população, inclusive para pessoas com deficiência.
O acesso é inclusivo, realizado por faixas táteis, rampas de segurança, elevadores e banheiros adaptados, além de uma sessão inteira com livros, revistas entre outros títulos em Braille (sistema universal de leitura e escrita para pessoas cegas ou com deficiência visual).
Tudo para entreter e envolver o público com a atmosfera cultural. E nesta última quarta-feira (22), alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, da escola Antônio Gomes de Oliveira, visitaram, pela primeira vez, o moderno prédio da Biblioteca Municipal durante o “tour guiado” pela equipe de monitores, liderada por André Cibantos e a bibliotecária Alessandra de Cássia Montisseli de Carvalho.
Depois da mudança de prédio, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria da Cultura, entendeu que as novas instalações da Biblioteca Municipal de Marília João Mesquita Valença, localizada na rua São Luiz, 1.295, região central, transformaram o ambiente em ponto de encontro entre a cultura e a educação com espaços múltiplos para promover a diversidade de conhecimentos e aprendizagens.
“Esse novo conceito de biblioteca faz dessas inovadoras instalações amplos campos para apresentações teatrais, grupos de leituras, oficinas de arte e literaturas, exposições de artes, apresentações musicais, brinquedoteca para as crianças, sala com computadores e internet para utilização do público e muito mais. Desde de sua inauguração, essa biblioteca passaram a abrir perspectivas para o futuro e isso é inovador”, disse o monitor André Cibantos.
ATRAÇÕES
A visita guiada para os estudantes é aberta para toda rede pública e privada da cidade e região, os três pisos climatizados, com elevador e banheiros adaptados para pessoa com deficiência oferecem muitas atrações.
“A Biblioteca Municipal de Marília oferece trocas de experiências e vivências sensoriais e literárias, arte e lazer para todas as idades. Oferecemos muito mais que leituras, oferecemos interações, experiências e cultura, não só leitura”, ressalta a bibliotecária, Alessandra de Cássia Montisseli Carvalho.
De forma adequada e moderna, a biblioteca mantém o acervo de 25 mil itens composto por obras gerais, obras de referência (dicionários, enciclopédias e livros de pesquisa), livros que relatam a história de Marília, literatura, livros infantis, acervo em braile, jornais, revistas, HQ’s, CD’s e DVD’s, audiolivros à disposição de qualquer pessoa que estiver cadastrada para empréstimo.
Com a proposta de implementar novos projetos e programas, o local possui um espaço amplo para a oferta de atividades e também propicia a captação de verbas nas instituições estaduais e federais, devido à acessibilidade e outras necessidades que as agências de fomento solicitam para tais projetos.
CONCEITO
Atualizada com a era digital, a biblioteca deixou de ser um depósito de livros velhos para atender o público jovem e atualizado com as tendências digitais presentes no mundo. “Nossa biblioteca passou a ser um organismo vivo atuante, participativo na comunidade direta e indiretamente.
Um espaço de convivência, trocas e aprendizado mútuo. Biblioteca são pessoas e por isso, que visitas monitoradas como esta dos alunos dão mais vida aos espaços disponíveis a todos”, informa o Secretário Municipal de Cultura, Paulo Lúcio dos Santos.
BIBLIOTECA VIVA
Para o prefeito Daniel Alonso (PL), a Biblioteca Municipal João Mesquita Valença segue tendências mundiais e cumpre o seu objetivo de deixar de ser um mero espaço que guarda acervos de livros, revistas, entre outros títulos, para ser vanguarda com ambientes atrativos e transformados em centros culturais.
“Essas transformações são, claramente, uma resposta à revolução digital, em especial, uma nova forma como passamos nos relacionar com o mundo e a biblioteca passa a ser esse portal para o universo e suas novidades. Tudo isso está aberto e à disposição para população. Uma biblioteca viva e pulsante que possa dialogar com os diferentes usuários, trazendo a população para dentro das novidades e indo de encontro com as modernidades do mundo moderno e digital”, explica Alonso.
O prefeito ressalta ainda que a biblioteca foi criada por um decreto-lei (nº 23) em 3 de janeiro de 1941, assinado pelo prefeito Nelson de Carvalho. Em 1966 foi denominada Biblioteca Pública Municipal João Mesquita Valença. No ano de 2017 completou 76 anos de criação, passando por várias mudanças de espaço e de estrutura, incorporando ao longo dos anos a criação da Biblioteca Braille “Delmir Cerissa” e a Biblioteca Infantil (BIM) “Renan Lombardi Cazo”. “As atuais instalações, mais modernas, acessíveis, inclusivas e climatizadas estão disponíveis para todos”.
TRÊS ANDARES E ATRAÇÕES
No piso inferior (piso 1) está o Telecentro – projeto de informática para a terceira idade, espaço multiuso para auditório, contação de histórias, reuniões, cursos, oficinas e eventualmente exposições. Neste espaço, os alunos assistiram a uma peça teatral musicalizada sobre a cultura dos povos originários, com o ator Calu Monteiro.
No piso térreo (piso 2) encontra-se o acervo de literatura nacional e internacional, livros de escritores marilienses, livros infantis, juvenis, áudio livros, em braile, gibiteca, está a recepção, balcão de empréstimos e devoluções de livros, banheiros revistas e jornais além do cantinho histórico que destaca a história da biblioteca e da cidade;
No piso superior (piso 3), estão disponíveis os livros didáticos e paradidáticos, o Programa Marília Conectada que disponibiliza computadores para uso do público e wi-fi de banda larga e área de estudo.
SERVIÇO
A Biblioteca Pública Municipal João Mesquita Valença oferecerá gratuitamente a todos os usuários conexão à internet com a disponibilização de wi-fi dentro das dependências para ser utilizado no âmbito educativo, informativo e de pesquisas.
Endereço: rua São Luiz, 1.295, Centro de Marília.
Telefone: (14) 3454-7434.