HC atende um pedido e alunos da Famema seguem mobilização
Em reunião que durou mais de três horas, os estudantes de Medicina e Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) decidiram continuar pressionando a direção para a contratação de docentes e para a disponibilização de bolsas que foram suspensas. Por enquanto, contudo, não vai haver movimento de greve.
A assembleia geral dos estudantes da Famema foi realizada na última segunda-feira (3) no auditório Doutor Mário Alberto Consentino, com grande presença de estudantes. Devido à lotação, alguns acompanharam a assembleia do lado de fora.
A reunião teve início às 19h e só terminou às 22h30. O Hospital das Clínicas (HC) voltou com o estágio da Clínica Médica, da forma como era antes dos médicos hospitalistas serem contratados.
“A partir da data de 03/10/2022 está suspensa a função do Médico Hospitalista nas unidades Assistenciais do Departamento de Atenção à Saúde de Alta Complexidade (Dasac), com o plantão de 24 horas presenciais. A partir desta data a Clínica Médica a realizar as suas funções com os plantões das 7h às 13h, 13h às 19h e 19h às 7h durante a semana. Aos fins de semana e feriados a Clínica Médica será das 7h às 19h e 19h às 7h”, segundo documento da Famema.
Como os estudantes não sabem se a decisão vai durar muito tempo, nova assembleia geral será realizada em data a ser definida. Na nova assembleia geral serão discutidas e votadas as propostas elencadas, pois o tempo foi insuficiente na noite da segunda-feira.
Foi aprovada nova paralisação, porém esta deverá ser votada em reunião entre diretórios e representantes de séries. A paralisação não ocorrerá nesta semana, devido às demandas de turmas.