Estrutura viária em Marília leva veículos ao Contorno, cenário de graves acidentes
A Rodovia do Contorno, palco de diversos acidentes ao longo das décadas, tem visto o número de incidentes aumentar nos últimos anos com o crescimento de Marília. Apesar dos riscos, ela permanece sendo uma rota estratégica para milhares de marilienses que buscam evitar as problemáticas vias urbanas.
Os condutores de Marília abandonam a segurança teórica das ruas e avenidas da cidade na tentativa de obter maior fluidez e agilidade no trânsito. Assim, utilizam o entroncamento das rodovias Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) e Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333) como uma espécie de Via Expressa, conectando as regiões sul, norte, leste e oeste.
O uso cada vez maior do trecho faz subir o índice de acidentes e mortes. Na última sexta-feira (7), o jovem Vitor Hugo Labadessa, de apenas 22 anos, foi vítima fatal de um grave acidente registrado no trecho próximo ao acesso ao Jardim Parati. O rapaz pilotava uma motocicleta pela via, quando atingiu uma carreta que seguia na mesma direção. O motociclista não resistiu e veio a óbito no local.
Embora a imprudência seja uma das principais causas das diversas tragédias registradas ao longo dos anos, outras medidas poderiam ser adotadas para aliviar o trânsito no trecho urbano e melhorar a trafegabilidade no sistema viário das ruas, avenidas e rodovias de Marília.
Para o engenheiro de trânsito da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb), Rogério Antônio Alves, a implantação de marginais na cidade pode representar uma solução para este problema, que hoje acaba afetando milhares de famílias.
“A implantação das marginais que serão interligadas facilitarão o acesso entre regiões evitando que motoristas acessem a rodovia, para acesso entre bairros”, informa com base no planejamento futuro da empresa mista.
Um dos exemplos de interligação seria a obra da Replan Engenharia na zona oeste de Marília. De acordo com Alves, a nova avenida – nas proximidades da Universidade de Marília (Unimar) – interliga a avenida Hygino Muzzy Filho à alça de acesso do Jardim Flamingo e à estrada municipal de Avencas. Outra obra seria a marginal que interliga os bairros Maracá e Montana às margens da própria rodovia SP-294, já em andamento.
O empresário Roberto Cardoso Borges, que atua no segmento de transportes e caminhoneiro com quase 40 anos de profissão, diz que sempre presenciou acidentes no trecho do Contorno. “Precisamos de campanhas para educar os motoristas que passam pelo Contorno como facilidade de acesso às regiões sul, norte, leste e oeste. As pessoas precisam ter noção de como é um caminhão carregado, que quando necessita frear, a parada não é imediata. Se um motoqueiro invade a frente de um veículo de carga no Contorno, o freio vai ser firmado a 20 metros depois do ato de frear. São carros e motos que abusam da velocidade e não entendem a gravidade. Os caminhoneiros também têm que obedecer o limite de velocidade de 80km/h”, informa.
Ainda para caminhoneiro, a população da cidade aumentou e, consequentemente, o Contorno recebe maior fluxo de veículos diariamente. “É necessário alguns ajustes e obras estratégicas nesse trecho da rodovia. Quando as concessionárias resolvem realizar alguma obra no local, por exemplo, a sinalização é mal feita e o trânsito vira um caos. Se não melhorar, mais acidentes acontecerão infelizmente”, considera.
As ruas esburacadas, que castigam os veículos, são outro agravante para o problema. São dezenas de reclamações diariamente, inclusive, por problemas mecânicos nos carros em decorrência das condições do asfalto dentro da cidade. Para isso, contudo, a Prefeitura anunciou o programa Marília em Ação, que promete recuperar todas as ruas da cidade.
Para o motociclista João Pedro Pereira, o trecho do Contorno é perigoso nos horários de pico, mas praticamente impossível de evitar. “No meu caso, que trabalho com entregas, a rodovia é uma opção dependendo da localização do cliente. Se estou na zona sul e preciso ir para a região norte, prefiro a rodovia. Chego mais rápido e economizo combustível”, diz.
Em resumo, a situação crítica da Rodovia do Contorno em Marília reflete a necessidade urgente de melhorias na infraestrutura viária e na educação dos motoristas. As soluções propostas, como a construção de marginais e a recuperação das ruas pela Prefeitura, são passos importantes para aliviar o trânsito e reduzir o número de acidentes. No entanto, a colaboração entre autoridades, engenheiros e a comunidade é fundamental para implementar mudanças efetivas e garantir a segurança de todos que utilizam essa via estratégica.
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