Estratégia chama atenção para coletar denúncias de abusos sexuais contra crianças
Uma estratégia, durante campanha realizada na cidade de Tupã, está chamando a atenção. A ideia é usar um “baú dos segredos” para coletas das crianças e adolescentes informações que possam ajudar a identificar e prevenir crimes sexuais.
A ação faz parte da campanha “Faça Bonito”, que marca a luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A data nacional de alusão ao tema é 18 de maio.
A caixa voltada a coleta de denúncias de violência sexual ficará disponível em projetos sociais, escolas da rede municipal e unidades de saúde. Um cronograma foi montado para que, a cada semana, o “baú dos segredos” fique em uma região da cidade.
Conforme a chefe de setor de Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) em Tupã, Jaqueline Vieira, uma rede de proteção está formada no município.
“Em anos anteriores, os profissionais da Saúde, da Educação e os membros das organizações sem fins lucrativos receberam capacitações. Eles foram preparados para o encaminhamento e acionamento dos órgãos responsáveis por zelar pelos direitos dos menores, diante de casos identificados ou suspeitos”, disse.
O município quer criar mais canais de denúncia direta. “Muitas vezes a vítima não se sente segura para conversar com familiares ou amigos, dificultando agir quando algo errado está acontecendo com ela. Por isso, os profissionais que estiverem com o ‘Baú’ na unidade estão cientes da finalidade dele. Quem quiser depositar o segredo, pode ficar tranquilo quanto ao sigilo”, garantiu.
TARTANINA
O Baú dos Segredos está decorado com o tema do livro “O segredo da Tartanina”, publicação recomendada para o desenvolvimento de trabalhos preventivos ou de diagnóstico clínico de agressões praticadas contra o público infantil.
O baú é uma analogia utilizada pelos autores para se referir ao peso que a vítima carrega, tanto pelo medo quanto pela vergonha, quando é vítima de abuso ou exploração sexual.