Estoques críticos de sangue preocupam Hemocentro
O Hemocentro de Marília não tem nenhuma plaqueta em estoque. No setor de hemácias também são considerados críticos os estoques de bolsas de sangue e a demanda de doadores está abaixo da média considerada ideal.
O Banco de Sangue vem recebendo de 35 a 40 doadores por dia enquanto o ideal seriam 60 doadores/dia em média. Para complicar, a dengue também afeta o Hemocentro. Doadores que tiveram a doença só poderão voltar a doar sangue 30 dias após os sintomas da dengue desaparecerem. Quanto às plaquetas, em janeiro deste ano em relação a dezembro de 2014, houve aumento de 300% no consumo. Dependendo do estágio da dengue, o paciente necessita de mais plaquetas.
“Um paciente adulto precisa de 10 unidades de plaquetas por dia, portanto, são necessários 10 doadores e, dependendo da gravidade da doença, esse paciente vai necessitar de plaquetas diariamente, lembrando que a validade de utilização das plaquetas é de apenas cinco dias. É uma situação muito preocupante. Tanto que precisamos rever nossos cálculos de estoques de bolsas de sangue. O ideal seria ter estoque para 7 dias. Não estamos conseguindo. Passamos a trabalhar com estoque para apenas 3 dias”, enfatiza o Gestor de Qualidade do Hemocentro, Rafael José da Silva.
A Equipe de Captação e de Atendimento a Doadores do Hemocentro faz contato constante com doadores de Marília e da região já cadastrados no banco de dados da unidade. Através de telefonemas e de cartas, a equipe espera sensibilizar a população para que possa doar sangue e plaquetas. Para melhorar a adesão de doadores, o Hemocentro realiza ação especial pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no domingo 8 de março. Na segunda-feira, dia 9, todos os doadores receberão um brinde especial pela data.
“Conseguimos arrecadar brindes que serão distribuídos a todas as mulheres. Os homens que doarem também receberão e levarão o brinde para a esposa ou para a mãe”, destaca a assistente social do Hemocentro, Lucimara Custódio Faustino.
Para doar é preciso pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 67 anos, apresentar bom estado de saúde, não estar fazendo uso de nenhum tipo de medicamento, ter dormido bem na noite anterior e evitar o consumo de bebida alcoólica.
O Hemocentro fica na Rua Lourival Freire, nº 240 – ao lado do Fórum, no Bairro Fragata. O horário de atendimento ao público é das 7h às 18h de segunda a sexta, exceto na quinta-feira até às 20h (Super Quinta) e das 7h às 12h aos sábados. Mais informações pelo telefone 3402-1851.