Estiagem faz nível da represa Cascata continuar caindo
Mesmo um mês após o Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) interromper a captação de água da represa Cascata, na zona Leste da cidade, o nível do reservatório continua caindo.
Quando a autarquia anunciou a medida já havia baixado cerca de 3,5 metros. A situação agora é ainda pior.
Pássaros podem ser vistos em bancos de areia praticamente no meio do leito e as faixas de areia, que crescem a cada semana, já somam dezenas de metros.
Imagens feitas nos últimos dias e obtidas pelo Marília Notícia mostram até mesmo uma pessoa fazendo fogueira onde antes havia água.
Dados da Somar Meteorologia mostram que em julho até agora foram apenas quatro dias com precipitações. No último dia com chuva (16), porém, choveu apenas 2,6 milímetros. No mês passado teriam sido apenas dois dias .
A represa é responsável por 30% da água que abastece Marília – principalmente na região em que fica localizada – e o Daem pede que a população economize no consumo.
A pouca precipitação se soma a problemas como erosão e carreamento – ou arrasto de terra – para dentro da represa, como denunciado pelo MN no começo deste ano.