MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Esportes
seg. 25 nov. 2024
PARADESPORTO

Estado tem 15 atletas das regiões de Bauru e Marília disputando as Paralimpíadas Escolares

Competição acontece no Centro de Treinamento Paralímpico a partir desta segunda-feira e se encerra no próximo sábado.
por Marília Notícia
Paralimpíadas Escolares 2023, no CT Paralímpico em São Paulo (Foto: Alê Carvalho/CPB)

Começam nesta segunda (25), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), as Paralimpíadas Escolares 2024. Os jogos reúnem jovens esportistas de 11 a 18 anos, de escolas estaduais, municipais, particulares e entidades, no maior evento paradesportivo juvenil do país. O estado de São Paulo conta com uma delegação de mais de 300 atletas, sendo 15 das regiões de Bauru e Marília (dois de Jaú, quatro de Marília e dez de Bauru). Eles participam das disputas diante de representantes dos 26 estados do país e do Distrito Federal, defendendo a hegemonia de São Paulo, que busca o 12º campeonato.

A delegação paulista, sob coordenação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), também é composta por uma equipe de aproximadamente 93 adultos, incluindo atletas-guia, profissionais de estafe, técnicos e fisioterapeutas.

Ao todo, os competidores vão disputar de 13 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos, futebol PC (Paralisia Cerebral), goalball, judô, halterofilismo, parabadminton, natação, vôlei sentado, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.

“São Paulo se destaca como a grande potência do esporte paralímpico escolar, conquistando os últimos oito títulos consecutivos. Este resultado denota a importância de ações do Governo de SP que expandem o alcance do paradesporto, como o Programa de Desenvolvimento Paralímpico, que capacita profissionais de educação física em todo o estado”, citou o secretário Marcos da Costa, em menção à iniciativa das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes que esteve em Marília em outubro deste ano para oferecer treinamento técnico, teórico e prático em paradesporto aos professores de educação física.

Medalhistas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, a judoca Alana Martins Maldonado e o jogador de goalball Leomon Moreno da Silva, que conquistou bronze, são talentos do Time São Paulo Paralímpico, incentivo da SEDPcD a atletas de alto nível, que já disputaram a competição.

SERVIÇO

Jogos Paralímpicos Escolares
Data: 25/11 a 30/11
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB) – Rod. dos Imigrantes, km 11,5 – Vila Guarani, São Paulo – SP, 04329-100

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem acusa a companheira de trocar fotos íntimas, arremessa copo e acaba preso
  • 2
    Pedestres acionam a PM e salvam professora de agressões em via pública
  • 3
    Roubo à casa de empresários mira joias e termina com dois presos na região
  • 4
    Vereador declara pobreza e é denunciado por falsidade ideológica em Vera Cruz

Escolhas do editor

LUTO
Morre jovem vítima de grave acidente na região central de MaríliaMorre jovem vítima de grave acidente na região central de Marília
Morre jovem vítima de grave acidente na região central de Marília
Casa Sol Decor lança campanha Tempo de Renovar com descontos de até 70%Casa Sol Decor lança campanha Tempo de Renovar com descontos de até 70%
Casa Sol Decor lança campanha Tempo de Renovar com descontos de até 70%
NOVO MODELO
Escola Benito estreia modelo cívico-militar na região de Marília e atrai interesseEscola Benito estreia modelo cívico-militar na região de Marília e atrai interesse
Escola Benito estreia modelo cívico-militar na região de Marília e atrai interesse
SAÚDE
Marília amplia vacinação contra a dengue nos dias 6 e 7 de fevereiroMarília amplia vacinação contra a dengue nos dias 6 e 7 de fevereiro
Marília amplia vacinação contra a dengue nos dias 6 e 7 de fevereiro

Últimas notícias

Dise prende jovem por tráfico e apreende quase 800 porções de drogas na zona norte
Homem faz ‘barbeiragem’ com moto furtada em rodovia e acaba preso pela PM
Polícia Militar apreende moto sem placas e sem numeração na zona oeste
Após empate sem gols no Abreuzão, MAC pega a Itapirense fora de casa

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie